Cadastramento biométrico é obrigatório em 49 municípios gaúchos

Os eleitores que não fizeram a biometria nessas cidades devem comparecer à Justiça Eleitoral durante o período determinado para não terem o título cancelado

Os eleitores que não fizeram a biometria nessas cidades devem comparecer à Justiça Eleitoral dur...

Desde 11 de março deste ano, os eleitores de 49 municípios do Rio Grande do Sul estão convocados a comparecerem aos Cartórios Eleitorais ou Centrais de Atendimento ao Eleitor de suas cidades para efetuarem o cadastramento biométrico e a atualização de dados no cadastro eleitoral. Quem não se apresentar à Justiça Eleitoral durante o período determinado - confira abaixo o prazo para cada localidade - terá seu título eleitoral cancelado. Ainda em 2019, o número chegará a 50, com a inclusão de Casca (início: 17 de junho).

Os cidadãos devem estar munidos de documento de identidade e comprovante de residência para realizar o procedimento. A convocação é destinada a todos os eleitores das cidades listadas que ainda não realizaram a coleta da biometria. Aqueles que já efetuaram o cadastro biométrico, ainda que fora de seu domicílio eleitoral, estão dispensados da obrigatoriedade de comparecer aos postos de atendimento.

“Os eleitores dos municípios que ainda não realizaram o cadastramento biométrico obrigatório devem comparecerem com antecedência aos postos de atendimento, para evitarem filas”, afirma o coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação do TRE-RS, Martinho Marchi.

Outros 21 municípios, inclusive Porto Alegre, só terão seus eleitores convocados para o comparecimento obrigatório em 2021. Contudo, já é possível fazer a biometria nessas cidades. Desta forma, evita-se filas e faz-se com que o procedimento de cadastramento biométrico, responsável pela maior garantia de segurança no voto, seja mais rápido.

O sistema de agendamento do atendimento, disponível no site do TRE-RS, também agiliza esse processo. A ferramenta informa, ainda, se os cidadãos precisam ou não comparecer aos postos de atendimento, bem como se há alguma multa a pagar por ausência a eleições anteriores.

Veja a situação nos 497 municípios do estado

Texto: Diandra Tavares
Imagem: Arte ASCOM
Supervisão: Jônatas da Costa
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido