EJERS promove seminário “80 anos da morte de Assis Brasil: cultura, legado e influência”

Evento lembrou a trajetória política do jurista gaúcho

TRE-RS: seminário Assis Brasil

Nesta segunda-feira (26), o plenário do TRE-RS foi cenário para o Seminário “80 anos da morte de Assis Brasil: cultura, legado e influência”. Promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS), pelo Programa de Pós-graduação em Direito da UFRGS e pelo Instituto Histórico e Geográfico do RS, o evento propiciou que servidores conhecessem mais sobre o contexto histórico e político vivido pelo jurista Joaquim Francisco de Assis Brasil, e sua influência no cenário jurídico brasileiro.

A abertura foi feita pelo presidente do TRE-RS, desembargador Jorge Luís Dall’Agnol, que destacou a importância de se realizar um evento que lembre a trajetória de uma personalidade que teve relevante contribuição para a criação da Justiça Eleitoral. Em seguida, o professor Alfredo Flores, representante do Programa de Pós-graduação em Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), agradeceu a oportunidade de poder compartilhar os conhecimentos sobre o legado de Assis Brasil.

Dois painéis deram prosseguimento ao evento. O primeiro, intitulado O Rio Grande do Sul e a trajetória de Assis Brasil, teve a coordenação do desembargador eleitoral do TRE-RS, Gerson Fischmann. Os palestrantes apresentaram um panorama histórico do período no qual Assis Brasil atuava politicamente. As atividades intelectuais com finalidades políticas, a articulação partidária e a projeção fora do RS foram assuntos debatidos. Nesse painel, foram expositores: o professor aposentado da UFRGS e da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), René Gertz, a professora de História Tassiana Saccol e o professor do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFRGS, Paulo Visentini.

No segundo painel, intitulado Política e Direito Eleitoral, sob a coordenação da vice-presidente e corregedora do TRE-RS, desembargadora Marilene Bonzanini, os palestrantes falaram sobre o cenário político que vigorava na época em que Assis Brasil atuava como político. O sistema eleitoral e o papel do jurista na elaboração da lei que permitiu o voto feminino foram assuntos discutidos. As palestras ficaram a cargo do filósofo Nelson Boeira, da professora de história Mônica Karawejczyk e do professor de direito Wagner Feloniuk.

Também prestigiou o evento o bisneto de Assis Brasil, Rodrigo Assis Brasil Valentini.

+Galeria de fotos


Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: Giulia Cassol
Supervisão: Jônatas da Costa
Coordenação: Cleber Moreira

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido