Novo juiz efetivo toma posse no TRE-RS

A posse ocorreu durante sessão solene presidida pela vice-presidente e corregedora da instituição

Foto do desembargador Gustavo Diefenthaler

Na sessão plenária desta quarta-feira(3), o desembargador eleitoral, Gustavo Alberto Gastal Diefenthäler, tomou posse como juiz efetivo do TRE-RS, na classe dos juízes de direito. O magistrado atuará no cargo até o encerramento do seu biênio.

A vice-presidente e corregedora da Justiça Eleitoral Gaúcha, desembargadora Marilene Bonzanini, presidiu a sessão solene. Ao saudar o empossando, Bonzanini afirmou que “o novo integrante do Pleno contribuirá com a jurisprudência da Corte, principalmente durante o período das eleições municipais.”

O diretor-geral da instituição, Josemar Riesgo, realizou a leitura do Termo de Posse, assinado pelo desembargador Gustavo Diefenthäler e pela desembargadora Marilene Bonzanini.

Em sua saudação, o desembargador eleitoral, Roberto Carvalho Fraga, disse que “a trajetória que o novo membro da Corte possui, de quase trinta anos de atuação na magistratura, trará grandes acréscimos aos julgamentos do colegiado, realizados sempre de maneira célere”.

No seu discurso, Diefenthäler agradeceu a presença do desembargador André Luiz Villarinho, do diretor do Foro da Comarca de Porto Alegre, Amadeo Butelli, e dos ex integrantes do Pleno do TRE-RS, Sílvio Ronaldo de Moraes e Maria de Lourdes Braccini de Gonzalez.

O magistrado também dirigiu sua fala aos servidores do TRE-RS e elogiou “a atuação da Justiça Eleitoral como instituição representante da democracia, frente a ataques infundados de credibilidade durante o período das eleições”. O empossando também ressaltou em seu discurso que “deseja honrar o encargo que lhe foi investido”.

Gustavo Diefenthäler é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e em Administração Pública pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Possui pós-graduação na área de Gestão de Pessoas e ingressou na magistratura, em 1990. Também foi coordenador da Semana Nacional de Conciliação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), professor na Escola Superior da Magistratura da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), e presidente do Fórum Nacional de Juizados Especiais (FONAJE). Em 2018 atuou como juiz eleitoral na 114ª Zona de Porto Alegre e, em janeiro de 2019, tomou posse como membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul.

Texto: Diandra Tavares
Imagem: Giulia Cassol
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido