Apresentação


O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul (TRE-RS) pauta o exercício de sua missão constitucional na efetividade da prestação de serviços, no atendimento de qualidade com foco nos cidadãos e na busca de resultados alinhados às exigências da sociedade.

Nesse contexto, o Planejamento Estratégico se apresenta como um dos principais instrumentos de alinhamento e melhoria institucional, auxiliando os gestores a analisar os ambientes externo e interno e a estabelecer diretrizes de longo prazo.

O Plano Estratégico possui como benefícios a definição de objetivos, que são pontos de foco para a atuação e o desenvolvimento da instituição, o estabelecimento de iniciativas para o cumprimento dos objetivos e o acompanhamento dos resultados por meio de indicadores de desempenho. Enfim, o Plano possibilita a geração de autoconhecimento à Administração e o direcionamento para que a organização não se distancie de sua missão.

A Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul aprovou seu primeiro Plano Estratégico em 2008. Desde então, por meio de sucessivas atualizações, vem buscando seu aperfeiçoamento, sempre considerando as mudanças que a legislação e a sociedade impõem.

É sob essa égide que o presente documento foi construído. Novos modelos de trabalho se impuseram ao longo dos últimos tempos e transformaram a atuação institucional, principalmente pela necessidade de rápida adaptação ao contexto da pandemia de COVID/19. Temas como trabalho remoto, virtualização de serviços, otimização da força de trabalho e dos espaços físicos pautaram o planejamento para os próximos anos do TRE-RS.

A construção do atual Plano Estratégico teve como premissa o alinhamento com a Estratégica Nacional do Poder Judiciário, instituída pela Resolução CNJ n.325/2020, com as diretrizes estabelecidas pelo TSE e com a agenda 2030 da ONU, vinculando cada um dos objetivos estratégico aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Assim, o documento ora apresentado é o resultado de um trabalho conjunto entre Administração, magistrados, servidores e sociedade, trazendo em seu conteúdo a cadeia de valor, as competências organizacionais, os objetivos estratégicos, os indicadores e as iniciativas que nortearão a instituição nos próximos anos.

icone mapa
Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Rua Duque de Caxias, 350 - Centro - Porto Alegre/RS
CEP: 90010-280 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)
Icone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido