Valor Público

Modelo de Negócios e Cadeia de Valor

O Modelo de Negócios representa como a instituição gera valor para seus usuários por meio do inter-relacionamento entre insumos, atividades, produtos, impactos e seus destinatários.

A Cadeia de Valor descreve os principais processos de trabalho (gerenciais, finalísticos e de apoio) e os produtos (entregas) que contribuem para o alcance dos resultados aos usuários.

Processos Finalísticos

Entregam valor diretamente aos usuários externos e representam as atividades essenciais que a organização desempenha para cumprir sua missão.

  • Prestação Jurisdicional : julgar matérias referentes à legislação eleitoral.
  • Eleições: planejar, organizar, controlar e fiscalizar o pleito, proclamar e diplomar os eleitos, além de viabilizar o atendimento das necessidades de bens e serviços relativos ao andamento das eleições.
  • Cadastramento Eleitoral : gerir o cadastro eleitoral, mantendo-o atualizado e com informações fidedignas. Integra, também, os serviços relativos à anotação e à verificação de regularidade de atos dos partidos políticos, como prestação de contas, propaganda partidária, filiação, além de criação e transformação de partidos.

Processo Gerencial

Decisões da Alta Administração, ligadas às estratégias, ao estabelecimento de diretrizes e ao controle organizacional.

  • Governança : analisar o ambiente, os resultados e os cenários futuros para estabelecer as macro diretrizes da instituição; coordenar políticas e planos abrangentes (estratégia, orçamento, riscos, etc.); alinhar as funções organizacionais às necessidades das partes interessadas e aos objetivos estabelecidos; controlar os resultados, o desempenho e o cumprimento dos planos, confrontando-os com as metas estabelecidas e as expectativas das partes interessadas.

Processos de Apoio

Dão suporte aos processos principais, aos gerenciais e a si mesmos, fornecendo produtos, serviços e insumos que não alcançam diretamente os clientes externos.

  • Finanças : gerenciar a execução orçamentária, contábil, financeira e patrimonial.
  • Pessoas : alinhar as pessoas e seus respectivos desempenhos e competências às estratégias, promovendo o engajamento e a qualidade de vida no trabalho.
  • Infraestrutura : prover a instituição de serviços e recursos materiais e patrimoniais necessários para o desenvolvimento das atividades; envolve aquisições em geral, contratações de serviços, convênios, manutenção das instalações prediais e outras atividades correlatas.
  • Informação e Conhecimento : administrar o conjunto integrado de meios, processos, recursos e atividades relacionadas à criação, coleta, organização, preservação, transferência e compartilhamento da informação e do conhecimento que sirvam à tomada de decisões, ao aprimoramento profissional, à melhoria dos serviços e à geração de políticas institucionais.
  • Tecnologia da Informação : processos de governança, planejamento e organização, aquisição e implementação, entrega e suporte, bem como monitoração e avaliação dos serviços e ativos de tecnologia da informação (hardware, software, comunicações e outras facilidades usadas para inserir, armazenar, processar, transmitir e acessar dados).