Publicações do Memorial da JE Gaúcha

O projeto traz vídeos curtos, com pouco mais de um minuto de duração, trazendo falas de servidores aposentados sobre temas como as rotinas de trabalho, os desafios profissionais enfrentados ao longo do tempo dedicado ao tribunal e impressões sobre o impacto da Justiça Eleitoral na vida pessoal e familiar.

Obra que registra os 20 primeiros anos de utilização da urna eletrônica no Brasil, resgatando a história do desenvolvimento do sistema eletrônico de votação pela Justiça Eleitoral. Acesse também a 1ª Edição publicada em 2006.

Compilação de matérias veiculadas nos jornais Correio do Povo e Folha da Tarde, no período de 1932 a 1937 - primeira fase da Justiça Eleitoral brasileira. O material também traz um panorama das primeiras eleições ocorridas após a criação da Justiça Eleitoral, em 1933 (para a Assembleia Constituinte), 1934 (para o Parlamento Federal e dos estados) e 1935 (no Rio Grande do Sul, eleições municipais).

Resumo da primeira (1932-1937) e segunda fases (1945 -) da Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul, abordando aspectos como a informatização do cadastro eleitoral, o surgimento da urna eletrônica, até a identificação biométrica de eleitores.

Tabela contendo dados sobre a criação e/ou alteração do zoneamento eleitoral no Estado do RS, de 1945 a 1997.

Histórico das instalações do TRE Gaúcho.

A trajetória do magistrado que, em 1936, defendeu com sua própria vida a lisura do pleito eleitoral realizado no distrito de Vila Flores, município de Santiago/RS.

Conheça a trajetória de pessoas que influenciaram a história das eleições e da Justiça Eleitoral no Brasil.

Série de breves estudos sobre o primeiro Código Eleitoral brasileiro. O material foi produzido em parceria com a Assessoria de Comunicação Social e publicado no Informativo 7 Dias ao longo dos meses de janeiro e fevereiro de 2017.

Participação do Memorial da Justiça Eleitoral Gaúcha em programas da Radioweb TRE Gaúcho.