Bibliotecas Digitais

Logotipo da Biblioteca do TRE-RS

Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral - BDJE - TSE

"Trata-se de uma ferramenta institucional que tem, entre suas finalidades, a função de coletar, reunir, armazenar, preservar e disseminar documentos digitais sobre conteúdos relativos às eleições e à matéria eleitoral e partidária, tendo como primazia o respeito à legislação de direitos autorais, constituindo-se, assim, em um grande repositório especializado de acesso aberto nos referidos assuntos."

 

Biblioteca Digital da Câmara

"A Biblioteca Digital da Câmara dos Deputados reúne conteúdos informacionais relevantes para as atividades legislativas.

Proporciona um acesso confiável e permanente a coleções digitais que contêm publicações editadas pela Edições Câmara, trabalhos de órgãos técnicos da Casa, obras raras e valiosas, produção acadêmica de servidores da Câmara dos Deputados, estudos e notas técnicas das consultorias legislativa e de orçamento.".

 

Biblioteca Digital da Justiça do Trabalho - JusLaboris

"A JusLaboris é uma evolução da conhecida Biblioteca Digital do Tribunal Superior do Trabalho, que foi atualizada e apresenta novo layout, mais moderno e dinâmico, facilitando a navegação e a pesquisa nos milhares de documentos do acervo."

 

Biblioteca Digital do Senado

"A Biblioteca Digital do Senado Federal (BDSF) armazena, preserva, divulga e dá acesso, em formato digital, a mais de 226 mil documentos de interesse do Poder Legislativo, propiciando segurança e preservação da informação, maior visibilidade na Internet, maior rastreabilidade em mecanismos de busca e rápida disseminação do conhecimento.
O acervo digital é variado, dividindo-se entre livros, obras raras, artigos de revista, notícias de jornal, produção intelectual de senadores e servidores do Senado Federal, legislação em texto e áudio, entre outros documentos.

 

Biblioteca Digital do STF 

" A Biblioteca Digital do Supremo Tribunal Federal disponibiliza conteúdos selecionados dentre as obras que compõem o acervo físico da Biblioteca Ministro Victor Nunes Leal. O usuário poderá acessar as obras apresentadas em seis coleções: Obras Completas de Rui Barbosa, Obras Raras, Domínio Público, Publicações Institucionais, Programa Teixeira de Freitas, Archivo Judiciário, Produção Intelectual de Servidores e Revista O Direito."



Biblioteca Digital Jurídica – BDJur (STJ)

"A BDJur é um repositório mantido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que possibilita acesso a diversos conteúdos da área jurídica, disponíveis nas coleções: Atos Administrativos, Banco de Saberes, Doutrina e Repositório Institucional."

 

Biblioteca Digital agregadora de conteúdo

Consórcio BDJUR - Rede de Bibliotecas Digitais Jurídicas

"O Consórcio BDJur é uma rede de bibliotecas digitais jurídicas formada por órgãos do Poder Judiciário, englobando as esferas federal e estadual, e por outras instituições públicas provedoras de informação jurídica. O consórcio integra, em único portal, os repositórios digitais das instituições participantes, possibilitando a realização de uma busca unificada em seus acervos.

  

A Biblioteca do TRE-RS não se responsabiliza pelo conteúdo disponibilizado nos links sugeridos. 

Biblioteca Digital da Escola de Música da UFRJ

Obras raras criadas do século XVI ao XVIII, manuscritos de compositores brasileiros, documentos históricos, periódicos e iconografia.

  

Biblioteca Digital da Unicamp

"[...] a Biblioteca Digital (BD) tem como objetivo principal disponibilizar, de maneira rápida e sem fronteiras, parte ainda da produção científica gerada na Universidade, além de outros conteúdos digitais, ofertando mais de um milhão de páginas aos pesquisadores nacionais e internacionais. Em breve, toda a produção científica gerada pela Universidade estará disponível somente no Repositório, sendo que a BD coexistirá ofertando apenas conteúdos digitais diversos."

 

Biblioteca Digital de Obras Raras, Especiais e Documentação Histórica da USP 

"A BIBLIOTECA DIGITAL DE OBRAS RARAS, ESPECIAIS E DOCUMENTAÇÃO HISTÓRICA DA USP é a 2a. edição revista e ampliada da Biblioteca Digital de Obras Raras da USP inaugurada em 29 de outubro de 2003, com apoio do CNPq por meio de um projeto do SIBiUSP e da Comissão Central de Informática, coordenado pela Profa. Dra. Laura de Mello e Souza (FFCLH-USP) onde foram digitalizados 38 livros do século XV a XVII. Desde tal época, o SIBiUSP, consciente do seu papel na formação e desenvolvimento do espírito científico e crítico da comunidade uspiana e na democratização do acesso à informação, vem trabalhando para facilitar e agilizar o acesso ao acervo significativo e de alto valor histórico sob a guarda da Universidade de São Paulo."

 

Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP

"Disponibiliza a versão digital completa das teses e dissertações defendidas nos programas de mestrado e doutorado."

 

Biblioteca Digital do Museu Nacional

Acervo digitalizado de obras raras da Biblioteca do Museu Nacional da UFRJ.

 

Biblioteca Digital - BBM Digital 

"Biblioteca Digital (BBM Digital) da Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) disponibiliza de forma ampla e gratuita um dos mais importantes acervos de documentos sobre o Brasil. São particularmente significativas as coleções de livros de literatura brasileira, história do Brasil e relatos de viajantes, que contam com publicações que vão do século XVI ao início do século XX. Completam o acervo digital mapasiconografiasobras de referênciafolhetos e periódicos. Atualmente, mais de 3.500 títulos estão disponíveis em acesso aberto na BBM Digital. O usuário pode consultar o material no próprio site ou fazer o download das obras." 

 

Biblioteca Digital Unesp

"A Unesp - Universidade Estadual Paulista, no âmbito de seu Programa Memória Social, dá início ao processo de disponibilização digital de acervos pertencentes ao seu sistema de bibliotecas e centros de documentação que reúne documentos de naturezas diversas, tais como livros e periódicos, possibilitando à sociedade acessibilidade ao conhecimento.

A parceria com a Biblioteca Nacional, o Arquivo Público do Estado de São Paulo e a Biblioteca Mário de Andrade possibilitou, também, a reprodução de material pertencente a essas importantes instituições públicas. Ao dar acesso irrestrito a esse rico material, a universidade cumpre com sua responsabilidade social, democratizando o acesso à informação e contribuindo com o ensino, a pesquisa e a difusão do conhecimento."

 

Repositório Institucional da UFRGS - LUME

"[...] é o portal de acesso às coleções digitais produzidas no âmbito da Universidade e de outros documentos que, por sua área de abrangência e/ou pelo seu caráter histórico, é de interesse da Instituição centralizar sua preservação e difusão. Os documentos digitais que integram as coleções podem conter texto, imagem, vídeo e áudio, e são, em sua maioria, de acesso livre. Em alguns casos, o acesso é restrito à comunidade da UFRGS."

 

Repositório Institucional da Universidade de Brasília - RIUnB

"Integram seu acervo, além das teses e dissertações defendidas na Universidade de Brasília, artigos científicos, livros eletrônicos, capítulos de livros e trabalhos apresentados em eventos pelos professores e pesquisadores."

 

Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp

"O Repositório da Produção Científica e Intelectual da Unicamp é o instrumento oficial para coleta, organização, disseminação e preservação de todo o conhecimento produzido na Universidade.

Por meio dele, docentes, pesquisadores, alunos de graduação, alunos de pós-graduação e servidores técnicos administrativos vinculados à UNICAMP devem depositar seus resultados de pesquisas [...]."

 

Repositório da Produção USP – ReP

"O Repositório de Acesso Aberto da Produção da USP é a Biblioteca Digital da Produção Intelectual da Universidade de São Paulo (BDPI), inaugurada em 22 de outubro de 2012. É o Repositório institucional e oficial da Universidade de São Paulo que concentra o registro e armazena as publicações oriundas de pesquisa e a produção científica, artística, acadêmica e técnica em formato digital de seus autores, departamentos, unidades, institutos, centros, museus e órgãos centrais."



Biblioteca Digital agregadora de conteúdo

Biblioteca Brasileira de Teses e Dissertações - BDTD

Biblioteca Digital que integra diversos sistemas de informação existentes nas instituições de ensino e pesquisa brasileiras, e estimula o registro e a publicação de teses e dissertações em meio eletrônico. 

 

RCAAP - Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal - RCAAP

Portal que reúne os documentos depositados nos vários repositórios institucionais de Portugal.

A Biblioteca do TRE-RS não se responsabiliza pelo conteúdo disponibilizado nos links sugeridos. 

Biblioteca Nacional Digital

Biblioteca Digital da Biblioteca Nacional. O diferencial desta Biblioteca são os seus Projetos temáticos e Exposições, além do catálogo on-line, com documentos digitalizados.

 

Biblioteca Nacional Digital de Portugal

A Biblioteca Nacional Digital (BND) tem como objetivo oferecer o acesso em linha, universal e gratuito, a conteúdos digitalizados de manuscritos e impressos – sejam livros, publicações periódicas, iconografia, cartografia ou música – das coleções da BNP, da Biblioteca Pública de Évora e, também, pontualmente, da Biblioteca da Ajuda.”

 

Biblioteca Digital del Patrimonio Iberoamericano

Acervo gratuito de bibliotecas nacionais de países Ibero-americanos, como Brasil, Chile, Portugal, Espanha e Argentina.

 

Biblioteca Digital Mundial

"A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngue, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo. [...] possibilita descobrir, estudar e desfrutar de tesouros culturais de todo o mundo em um único lugar, de diversas formas. Estes tesouros culturais incluem - mas não estão limitados a - manuscritos, mapas, livros raros, partituras, gravações, filmes, gravuras, fotografias e desenhos arquitetônicos. "

 

Digital Public Library of America

Considerada a maior biblioteca digital do mundo. É possível pesquisar itens de bibliotecas, arquivos e museus, todos disponíveis em formato eletrônico.

 

Gallica - Bibliothèque Numérique

Obras da Biblioteca Nacional da França digitalizados. 

 

The New York Public Library Digital Collections

Impressões, fotografias, mapas, manuscritos, streaming de vídeo e muitos outros materiais digitalizados da Biblioteca Pública de Nova York.

Biblioteca Digital da Administração Pública - ENAP

"A Biblioteca Digital da Administração Pública é um espaço para o compartilhamento de conteúdo relevante sobre gestão pública, economia no setor público e políticas públicas.

Sem necessidade de qualquer cadastro é possível fazer download, compartilhar ou utilizar para fins educacionais, qualquer material depositado."

 

Biblioteca Virtual de Direitos Humanos - BVDH

"A Biblioteca Virtual de Direitos Humanos (BVDH) da Universidade de São Paulo (USP) foi criada pela sua Comissão de Direitos Humanos à disposição de todos. Por meio deste espaço interativo, a USP coloca seus saberes e as suas ciências a serviço da sociedade, e colabora com a promoção dos valores, da dignidade, do respeito, da tolerância, dos direitos."