Cartórios da Zona Sul do Estado receberam visita do presidente do TRE-RS

Roteiro incluiu Camaquã, Pedras Altas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar

Visita ao cartório eleitoral de Camaquã, RS

Na manhã desta quinta-feira (30/9/2021), o presidente do TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do RS), desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa,  iniciou roteiro de visitas a cartórios eleitorais da zona sul do estado e ao castelo onde morou Joaquim Francisco de Assis Brasil, no município de Pedras Altas.

Integraram a comitiva do presidente, a diretora-geral, Ana Gabriela de Almeida Veiga, o secretário de orçamento e finanças, Francisco Alexandre Bertolo Kausch, o secretário de auditoria interna, Herbert Dias Miranda, o coordenador da escola judiciária eleitoral ministro Paulo Brossard de Souza Pinto, Carlos Vinicios de Oliveira Cavalcante e o coordenador do projeto de participação do TRE-RS na preservação e recuperação do legado de Joaquim Francisco de Assis Brasil, Antônio Augusto Portinho da Cunha.

Trata-se de visitas de cortesia e de prestígio às unidades eleitorais. E também servem para melhorar a aproximação entre o Tribunal e as Zonas Eleitorais do interior do estado. Neste contexto, são ouvidos os magistrados e servidores acerca das necessidades locais e recebidas sugestões para o aprimoramento dos serviços da Instituição..

A  12ª Zona Eleitoral, localizada no município de Camaquã, foi a primeira a ser visitada na manhã de 30/9/2021.

No Cartório, a comitiva foi recepcionadapelo juiz eleitoral, dr. Felipe Valente Selistre e pela chefe de cartório, Cleonice Pazinato.

Na tarde do mesmo dia, foi visitado o castelo onde morou Joaquim Francisco de Assis Brasil (1857-1938), em Pedras Altas.

O presidente e os acompanhantes, foram recepcionados por uma das bisnetas de Assis Brasil, de nome Susana. Durante a visita foi relatado que o castelo foi construído em 1907 e finalizado em 1913. Assis Brasil o edificou para presentear sua segunda esposa, Lídia e viveu nele seus últimos 20 anos, até falecer em 1938. A biblioteca tem cerca de 15.000 volumes, que estão sendo catalogados por servidores do TRE-RS, junto com outras obras que estão nas demais dependências do imóvel. A visita foi realizada com o uso de lanternas, por conta da falta de energia, o que prejudicou a tomada de fotografias e filmagens.

Na manhã de sexta-feira (1º/10/2021), a comitiva chegou ao município de Rio Grande, para visita aos Cartórios da 37ª e 163ª Zonas Eleitorais.

A recepção na 37ª Zona, foi pela juíza eleitoral, dra. Fúlvia Beatriz Gonçalves de Souza, pela promotora eleitoral, dra. Valdirene Sanches Medeiros Jacobs, pelo chefe substituto, Alex Mendes de Oliveira e pelos demais servidores.

Na 163ª Zona, foram recepcionados pela dra. Denise Dias Freire, juíza eleitoral, pelo promotor eleitoral, dr. José Alexandre Zachia Alan e pelo chefe de cartório, Giovane Araújo Brandão.

Na parte da tarde, a última visita do roteiro, foi a 43ª Zona Eleitoral, onde o presidente e os que o acompanhavam, foram recebidos no Cartório pelo juiz eleitoral, dr. Marco Luciano Wachter e pelo chefe, Ricardo Longaray Borges.

 

Redação: Leandro Bertolo

Revisão: Roberto Carlos Raymundo

Coordenação: Cleber Moreira

 

Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Icone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido