EJERS inicia o ano letivo com palestra sobre história da conquista do sufrágio feminino

Na ocasião também foi lançada a edição n. 49 da Revista do TRE-RS

TRE- RS AULA INAUGURAL EJERS 2021 PÓS

Na tarde de quinta-feira (11), ocorreu a aula inaugural da Escola Judiciária Eleitoral do RS (EJERS), iniciando o ano letivo de 2021. O evento, conduzido pela coordenadora da EJERS, Débora do Carmo Vicente, trouxe a palestra “As Filhas de Eva Querem Votar: uma história da conquista do sufrágio feminino no Brasil”, apresentada pela historiadora Mônica Karawejczyk.

Abrindo a cerimônia, o presidente do TRE-RS e diretor da EJERS, desembargador André Villarinho, apontou a necessidade de discussão do assunto em sua fala inicial: "Trata-se de uma oportunidade de refletir sobre a importância da nossa missão como magistrados e servidores da Justiça Eleitoral” – afirmou.

Villarinho também ressaltou a importância do aprendizado: "Conhecimento é poder, e a educação não é só a ferramenta do conhecimento, mas fator determinante para que todos sejamos cidadãos mais preparados para o futuro", completou o presidente.

Em seguida, foi a vez do desembargador Jorge Luís Dall'agnol, diretor executivo da EJERS, destacar a relevância do evento, afirmando que aqueles que acompanhassem o evento sairiam “mais preparados e melhor equipados para entender a mulher de hoje, de ontem e de sempre, que ganhou um espaço significativo com o direito ao sufrágio mas que ainda tem um longo caminho a percorrer até que esse espaço seja ocupado de forma natural".

Na sequência, houve o lançamento da Edição N.49 (Julho/Dezembro 2020) da Revista do TRE-RS, que traz artigos científicos sobre inelegibilidade, liberdade de expressão, desinformação, propaganda eleitoral, acessibilidade e outros assuntos das áreas de direito e eleições. "É importante a gente sempre manter esses temas em debate, principalmente os temas atuais, para que possamos discutir e justamente formar o pensamento sobre os grandes problemas encontrados dentro do Direito Eleitoral e principalmente da política", disse o editor da publicação, desembargador eleitoral Miguel Ramos.

Continuando o evento, a servidora da Secretaria de Tecnologia da Informação, Natália Silva, representando a Comissão de Participação Feminina do TRE-RS, trouxe dados sobre a atuação da equipe, bem como esclareceu os objetivos a serem alcançados pela comissão.

Logo, teve início a palestra principal do dia, com tema alusivo ao Dia Internacional da Mulher. Em sua explanação, a doutora Mônica Karawejczyk, trouxe um apanhado histórico de fatos que demonstraram a longa luta das mulheres pelo direito ao voto até a primeira eleição com participação ativa feminina. Traçando uma linha do tempo, a historiadora relembrou o pioneirismo das sufragistas e como estas evoluíram em suas ações, no Brasil e no mundo, assim como de que forma surgiu a primeira onda do feminismo. Mônica ainda conta que o movimento sufragista, apesar de ter começado com donas de casa privilegiadas, nunca deixou de fora outras classes de mulheres: "O movimento não excluía das suas fileiras nenhuma que quisesse participar", observou a professora.

Ao fim da explanação, a historiadora respondeu algumas perguntas e ressaltou a importância daquela época de luta, recordando que sempre houve interesse das mulheres na política: "Esse fato não pode ser ignorado. Havia sim mulheres interessadas, ainda mais se a gente levar em conta o contexto daquele momento, que não era nada acolhedor para essa participação feminina no mundo político, onde até hoje o cenário não é muito convidativo", afirmou a professora.

Participou também da palestra, formulando perguntas à convidada, o servidor do Memorial da instituição, Rodrigo Aguiar.

O evento fez parte da Semana Nacional da Mulher, promovida pelo TSE e pelos TREs, e pode ser assistido, na íntegra, no canal da EJERS no YouTube.

Texto: Gabriella von Flebbe (estagiária de Jornalismo)
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira

Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido