Servidoras expõem sua experiências com a maternidade em evento de Dia das Mães

Encontro também contou com uma palestra sobre habilidades da parentalidade que podem ser utilizadas na área profissional

TRE-RS DIA DAS MAES POS

Na tarde desta sexta-feira (14), aconteceu o evento virtual em homenagem ao Dia das Mães, promovido pela Seção de Desenvolvimento Humano (SEDHU) e transmitido pelo canal da SGP no YouTube.

A transmissão foi iniciada pelas servidoras do TRE-RS, Tenísia Klein, lotada na Spins e Tassiana Skrsypcsak, lotada na SADAP, que comandaram o evento. Elas apresentaram-se e agradeceram a presença de todos, além de apresentar as palestrantes, Luciana Cattony, publicitária, designer gráfica, "user experience designer" e mestranda em Design Estratégico, além de idealizadora do projeto Real Maternidade, que reúne mais de 250 mil pessoas em suas redes sociais e Susana Zaman, engenheira de produção, especialista em Recursos Humanos, professora na Fundação Getúlio Vargas e mestranda pela UFRGS na temática competências femininas e o desempenho nos negócios. Juntas, elas apresentaram a palestra "O Que os Filhos Ensinam Para a Carreira?", que explicou questões sobre maternidade e os desafios da parentalidade, um conceito que abrange todos aqueles envolvidos na criação e formação de uma criança, sejam eles pais, tios, avós, etc.

As professoras explicaram a forma como essas experiências contribuem para a formação profissional. "Não há dúvidas que, para nós, a parentalidade contribui sim com os negócios, a medida que a gente desenvolve essas "soft skills", essas habilidades, e elas vêm permeando as relações no ambiente de trabalho", expôs Zaman.

Também foi discutido brevemente durante a palestra sobre a relutância que ainda existe por parte das empresas em relação a contratar mães e a forma como mulheres grávidas são tratadas no ambiente de trabalho. Cattony afirmou que "ainda não estamos no caminho que a gente gostaria, a gente não chegou lá ainda, mas estamos em um caminho, um cenário que está melhorando em relação a esse tema", disse.

Ao longo da palestra os espectadores puderam fazer perguntas através do chat do YouTube e compartilhar suas experiências, que foram repassadas pelas painelistas durante a transmissão. Foram exibidos dois vídeos do projeto Maternidade nas Empresas, um que expôs diversas habilidades que as mães adquirem com a criação dos filhos e um com depoimentos de homens, sobre como a paternidade os ajudou.

A segunda parte do evento consistiu de uma "roda de conversa" com as servidoras Daniela Kiraly, lotada na 90ª ZE de Guaíba e Raquel Souza, lotada na 41ª ZE de Santa Maria, que responderam perguntas das palestrantes e contaram um pouco da suas experiências com a maternidade e como isso afetou suas carreiras.

O evento virtual foi planejado de forma acessível, com cada uma das participantes realizando a audiodescrição em suas apresentações.

Texto: Gabriella von Flebbe
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira

Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido