Memorial da Justiça Eleitoral gaúcha lança documentário "Nos Tempos do Casarão"

Evento ocorrerá na próxima segunda-feira (10) e será transmitido, ao vivo, no canal do TRE gaúcho no YouTube

TRE-RS NOS TEMPOS DO CASARAO

Na próxima segunda-feira (10), a partir das 15h, o Memorial da Justiça Eleitoral Gaúcha fará o lançamento do documentário "Nos Tempos do Casarão". A produção traz a visão de sete servidores aposentados sobre a estada do TRE-RS em sua antiga sede, localizada na rua Duque de Caxias, 973, Centro Histórico de Porto Alegre.

O TRE-RS esteve sediado no casarão entre 1945 e 1974, até a mudança para a sede atual, também na rua Duque de Caxias, no número 350. O documentário é o primeiro audiovisual de cunho memorialístico produzido pela instituição e foi realizado com base em entrevistas coletadas em 2019, antes da pandemia. Atualmente, o casarão é um museu de arte, conhecido como Pinacoteca Rubem Berta.

A data escolhida para o lançamento marca, ainda, a celebração do Dia da Memória do Poder Judiciário, definida por meio da Resolução 316/2020, do Conselho Nacional de Justiça. No dia 10 de maio de 1808 foi criada, por Alvará Régio, a Casa da Suplicação do Brasil, o primeiro órgão de cúpula do Judiciário brasileiro.

O evento terá transmissão, ao vivo, pelo canal do TRE gaúcho no YouTube e contará com as presenças do presidente do TRE-RS, desembargador André Villarinho, e do diretor-geral do órgão, Josemar Riesgo, além do historiador do Memorial, Rodrigo de Aguiar Gomes.

Texto: Daniel Campos (com informações do Memorial da JE Gaúcha)
Supervisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira

Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

Últimas notícias postadas

Recentes