Ex-presidentes do TRE-RS são homenageados com medalha Moysés Vianna do Mérito Eleitoral

Cerimônia aconteceu em forma de videoconferência devido a pandemia de covid-19

TRE-RS-HOMENAGEM-EX-PRESIDENTES-CAPA

Nesta tarde (07), foi transmitida pelo canal do TRE-RS no YouTube, a Sessão Solene em Homenagem aos Ex-Presidentes da Justiça Eleitoral Gaúcha.

Participaram do evento virtual, o presidente do TRE-RS, desembargador André Luiz Planella Villarinho, o desembargador eleitoral, corregedor regional eleitoral e vice-presidente do TRE-RS, Arminio José Abreu Lima da Rosa, os desembargadores eleitorais, Oyama Assis Brasil de Moraes, Gerson Fischmann, Amadeo Henrique Ramella Buttelli e Silvio Ronaldo Santos de Moraes, o procurador regional eleitoral, Fábio Nesi Venzon, o diretor-geral do TRE, Josemar Riesgo, assim como a ex-presidente do TRE, desembargadora Marilene Bonzanini, e Rafael Coelho Leal, filho do ex-presidente da Casa, desembargador Marco Antônio Barbosa Leal.

A sessão foi iniciada com o discurso do presidente da instituição, que apresentou os convidados participantes da solenidade e agradeceu a oportunidade de realizar esta homenagem: "O Tribunal Regional do Rio Grande do Sul se sente honrado em poder homenagear estes ex-presidentes, em justo reconhecimento e homenagem àqueles que dirigiram a Justiça Eleitoral, construindo, juntamente com os qualificados servidores do TRE, este tribunal eleitoral, reconhecido no país inteiro por sua competência, transparência e produtividade em prol da democracia. É o tribunal da democracia", disse o desembargador Villarinho.

A seguir, o desembargador eleitoral Gerson Fischmann falou em nome da Corte, exaltando o trabalho dos ex-presidentes: "Se este tribunal chegou ao estágio de excelência em que é reconhecido, foi porque teve desde seu nascedouro, pelas sucessivas e ininterruptas administrações exemplares, um sólido e inquebrantável arco. São Vossas Excelências, senhores e senhoras ex-presidentes, a armadura que deu e dá sustentação a essa ponte que une o povo ao estado de direito e a liberdade de escolher seus representantes", declarou o desembargador.

Na sequência, foi exibido um vídeo com imagens de todos os homenageados e o período em que foram presidentes, seguido do discurso da desembargadora Marilene Bonzanini, que falou em nome dos colegas homenageados. Ela agradeceu a todos e discursou sobre a importância da medalha recebida. Relatou a história de Moysés Vianna, juiz de direito que morreu abraçado à urna, em defesa à tentativa de fraude eleitoral. A magistrada também reforçou a importância da urna eletrônica: "Lembro da experiência de contagem manual, e o quão sacrificada era, e os problemas que geravam [...] A urna eletrônica veio nos poupar de muita insegurança, muita incerteza e receios que tínhamos até para guarda das urnas, desde o momento do encerramento das votações até o início das apurações. Ouso dizer, então, que a soberania da vontade popular, outrora resguardada pela vida de Moysés Vianna, é hoje garantida pela nossa urna eletrônica". A desembargadora ainda relembrou a responsabilidade do cargo: "Não poderia deixar de mencionar a batalha, a guerra, a luta heroica que travamos, e que as próximas gestões deverão continuar travando, contra a desinformação e pela manutenção da segurança de nossos sistemas eletrônicos, compromissos que mais e mais devem ser renovados", concluiu a ex-presidente do TRE-RS.

A sessão foi encerrada com o discurso de Rafael Coelho Leal, que falou pelos ex-presidentes homenageados em memória. Ele reverenciou o histórico do pai, o ex-presidente do TRE-RS, desembargador Marco Antônio Barbosa Leal, citando trechos de seus antigos discursos e saudando o importante trabalho desenvolvido pelas administrações passadas.

Texto: Gabriella von Flebbe
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira

Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido