EJERS promove mais uma ação do Programa Lideranças do Futuro

Participação feminina e enfrentamento à desinformação foram temas das palestras

Urna

Nos dias 2 e 9 de junho, a Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS) promoveu, mais uma ação do Programa Lideranças do Futuro, no Colégio João XXIII, em Porto Alegre. Os eventos ocorreram de forma remota, alcançando um público de cerca de 80 alunos do 5º ano do ensino fundamental.

Na manhã do dia 2, a servidora Débora Vicente, falou sobre a participação feminina na política, com o tema “Mais gurias na política”. No dia 9, foi a vez do servidor Jônatas da Costa falar sobre enfrentamento à desinformação, “Me engana que eu posto”.

O Programa Lideranças do Futuro é uma iniciativa da EJERS, destinada à comunidade escolar gaúcha, que tem como objetivo promover a cidadania e aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade. Ele está estruturado em três pilares: educar para a cidadania, o exercício de votar e ser votado e o desenvolvimento de futuros líderes na sociedade. A ação ocorre por meio de palestras com representantes da Justiça Eleitoral, divididas em quatro eixos temáticos: Papo Cidadania, Mais Gurias na Política, Me engana que eu posto e Transparência e segurança do Processo Eletrônico de Votação.

Desde 2019 a EJERS tem apresentado o programa Lideranças do Futuro para os alunos do Colégio João XXIII, a orientadora educacional da instituição, Taís Mariani, elogia a iniciativa: “É um momento que proporciona e instiga reflexões que contribuem na formação da consciência política de nossos estudantes, no comprometimento com a cidadania e para uma construção de uma sociedade mais justa”.

Após as palestras, os alunos fizeram atividades reflexivas sobre conteúdo aprendido. A orientadora educacional garante que o colégio pretende continuar desenvolvendo a ação proposta pela EJERS.

Qualquer escola interessada em receber o Programa Lideranças do Futuro pode entrar em contato com a EJERS por meio do e-mail: eje@tre-rs.jus.br ou para o e-mail direto da Seção de Programas Institucionais: spins@tre-rs.jus.br.



Texto: Rodolfo Manfredini
Supervisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Icone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido