Conselho de Representantes dos Cartórios tem nova composição

Cerimônia de posse do CRECE ocorreu nesta terça-feira (22)

TRE-RS ELEICAO CRECE 2021

Ocorreu na tarde de hoje (22), de forma virtual, a cerimônia de posse do Conselho de Representantes do Cartórios Eleitorais (CRECE). O evento foi presidido pela Diretora-Geral do TRE-RS, Ana Gabriela Veiga, e, além dos servidores das zonas eleitorais, contou com a presença dos secretários e assessores de diferentes áreas da instituição.

Ana Gabriela iniciou cumprimentando os novos conselheiros e destacou a importância do trabalho, em prol da coletividade, dos cartórios eleitorais do estado. Logo a seguir foi realizada a leitura do termo de posse dos servidores que passam a compor o CRECE pelos próximos dois anos.

Na sequência, os secretários e assessores do TRE-RS fizeram uso da palavra para parabenizar os novos conselheiros, colocando a estrutura de suas áreas à disposição das zonas eleitorais.

Em nome dos novos conselheiros, a coordenadora do CRECE, Kelly Stobbe, (149ª Zona Eleitoral - Igrejinha) agradeceu a disponibilidade de todos que se candidataram ao cargo e destacou o aumento da participação feminina nesta composição.

Ao final da cerimônia, após uma breve apresentação de todos conselheiros, foi realizada a primeira reunião do grupo abordando o funcionamento do CRECE e as principais demandas atuais dos cartórios eleitorais do TRE-RS.

A eleição do CRECE

O resultado das eleições para representantes, coordenadores e coordenador-geral do Conselho foi publicado na sexta-feira (18) pela Coordenadoria de Desenvolvimento e Legislação de Pessoal (CODLE) do Tribunal.
 
As eleições aconteceram durante o mês de junho em três diferentes etapas: indicação, divulgação e votação. Os membros escolhidos pelo Conselho são:

Coordenação:

- Kelly Vanessa Stobbe (coordenadora-geral)
- Alexandre Medeiros de Castro
- Beatriz Rodrigues da Silva
- Sandro Saralegui Ferrari


Suplentes:

- Antônia da Rosa Albanus
- Avelina Fátima Madruga Lautert
- Fernanda Tarasconi


O Conselho

O CRECE surgiu em 2011 e atua como um órgão consultivo vinculado à Diretoria-Geral do TRE-RS. É formado por 22 núcleos e, em cada um deles, há um representante e um substituto. O titular em vigência é quem faz a mediação entre o cartório eleitoral e o Tribunal,  selecionando e repassando informações regionais.

Além disso, há quatro integrantes na coordenação - e seus respectivos suplentes - que são responsáveis por estabelecer uma comunicação entre o TRE-RS e os núcleos. O coordenador-geral exerce a mesma função que os demais coordenadores, com a exceção de ser o ponto central de referência para o Tribunal.

O cartório eleitoral gerencia a Zona Eleitoral, centralizando e coordenando os eleitores domiciliados na localidade. A função do CRECE é ser um canal consultivo, propositivo e de integração entre os cartórios eleitorais e a administração. Entre seus principais objetivos, destacam-se o auxílio na formulação de políticas para os cartórios, a proposição e participação em projetos e comissões do Tribunal e o gerenciamento e organização das demandas encaminhadas pelas zonas, repassando-as aos órgãos competentes da instituição por meio da Diretoria-Geral.

Texto: Jefferson Wilson
Imagem: TRE-RS
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira

Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido