Novo magistrado toma posse no TRE-RS

Leandro Figueira Martins ocupará o cargo de desembargador eleitoral substituto

TRE-RS-Posse-Dr-Leandro-Figueira

Na sessão plenária desta quarta-feira (24), tomou posse no cargo de desembargador eleitoral substituto, na classe dos juízes de direito, Leandro Figueira Martins. O presidente do TRE-RS, desembargador André Luiz Planella Villarinho, presidiu a cerimônia que ocorreu por videoconferência. Na ocasião, o presidente da Corte assinalou que "o novo membro substituto era magistrado de escol, destacando-se pela eficiência, dedicação e competência".

A saudação de boas-vindas ao Regional gaúcho coube ao corregedor regional eleitoral, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa. O vice-presidente da instituição mencionou "a honra e o prazer em saudar mais um juiz de estirpe" que integra o Tribunal. Destacou, ainda, a qualidade das sentenças da lavra de Martins.

O novo desembargador eleitoral também foi saudado pelos demais membros do TRE-RS e pelo procurador regional eleitoral, dr. Fábio Venzon.

Em seu discurso, o magistrado agradeceu pela honra em ser escolhido pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do RS para integrar o TRE-RS, e que vem colaborar na prestação da "jurisdição de forma eficiente e segura". Também agradeceu ao presidente Villarinho e as palavras do desembargador Arminio da Rosa, fazendo menção especial aos servidores da 161ª Zona de Porto Alegre.
 
Registrou, também, a solidariedade às vítimas da pandemia do covid-19 e aos cidadãos que diariamente estão reinventando o cotidiano para enfrentar as dificuldades, desejando que em breve a normalidade seja retomada.
 
Natural de Porto Alegre/RS, formou-se em Direito em 1992, pela PUCRS. Nomeado Juiz de Direito em 1994, atuou nas Comarcas de Tupanciretã e Bagé. Em 2000, foi promovido para Porto Alegre, atuando como titular da Vara Criminal do Foro Regional Restinga, Vara de Família e Sucessões do Foro Regional Partenon, 8ª Vara da Fazenda Pública, 8ª Vara de Família e 6ª Vara da Fazenda Pública. Atualmente, é titular da 14ª Vara da Fazenda Pública. No biênio 2010/2011, atuou como Juiz-Corregedor. Nos biênios 2012/2013 e 2014/2015, atuou como Juiz Assessor da Presidência do Tribunal de Justiça/RS. Na área eleitoral, foi Juiz Eleitoral nas Zonas Eleitorais de Tupanciretã e Bagé. Nos anos de 2019 e 2020, foi Juiz Eleitoral da 161ª Zona Eleitoral/Porto Alegre, atuando como responsável pela propaganda nas eleições municipais de 2020.

A cerimônia foi transmitida ao vivo pelo canal oficial do TRE gaúcho no YouTube.

Texto: Leandro Bertolo e Roberto Carlos Raymundo
Imagem: Daniel Campos
Supervisão: Rodolfo Manfredini
Coordenação: Cleber Moreira

Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Icone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido