Justiça Eleitoral gaúcha atuará na recuperação do Castelo de Pedras Altas

Habitação serviu de moradia para Assis Brasil, um dos criadores do primeiro Código Eleitoral brasileiro

TRE-RS CASTELO PEDRAS ALTAS ASCOM

Representantes do TRE-RS realizaram, na sexta-feira (6), visita ao município de Pedras Altas. O objetivo da viagem foi o levantamento de informações que serão utilizadas para realizar um resgate histórico da Justiça Eleitoral brasileira.

A escolha do destino foi motivada pela localização do Castelo de Pedras Altas, que serviu de moradia para o jurista Joaquim Francisco de Assis Brasil (1857-1938). Assis Brasil integrou a comissão responsável pela elaboração do primeiro Código Eleitoral brasileiro, datado de 1932.

Estiveram presentes, na ocasião, o presidente do TRE-RS, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, o vice-presidente e corregedor da instituição, desembargador Franscisco José Moesch, o membro do Pleno, desembargador eleitoral Amadeo Henrique Ramella Buttelli, e a diretora-geral do Tribunal, Ana Gabriela de Almeida Veiga, além de alguns servidores.

Os integrantes do Pleno do TRE-RS concederam entrevista coletiva à imprensa local. Na oportunidade, o desembargador Arminio da Rosa ressaltou a "importância histórica, arquitetônica, cultural e social do Castelo de Altas Pedras". O magistrado afirmou ser essencial resgatar a memória de Assis Brasil, para que não fosse perdida, no tempo, a lembrança do gaúcho considerado um dos responsáveis diretos pela criação da Justiça Eleitoral que, dentre outras inovações trazidas no primeiro Código Eleitoral, tornou o voto secreto e instituiu o voto feminino.

O próximo passo do projeto consiste em trabalhar na preservação do acervo encontrado em Pedras Altas. Além disso, o Tribunal atuará junto a entidades e outros poderes do Estado para possibilitar a recuperação do castelo.

+ Galeria de Fotos

Texto: Daniel Campos
Imagem: Luciana Santos
Supervisão: Roberto Carlos Raymundo
Coordenação: Cleber Moreira

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Icone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido