Novo desembargador do TRE-RS é eleito pelo órgão especial do Tribunal de Justiça

Francisco Moesch ocupará vaga de desembargador eleitoral efetivo na Corte

TRE-RS-DESEMBARGADOR-MOESCH

Nesta sexta-feira (16), o órgão especial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), elegeu, durante sessão virtual, o desembargador Francisco Moesch, para integrar uma vaga de desembargador efetivo na Corte do TRE-RS. Ele ocupará a vaga do desembargador André Luiz Villarinho. Ainda no mês de abril está prevista a eleição para presidente do TRE-RS. Pela tradição no Tribunal, o eleito para o cargo de presidente será o desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, cabendo ao desembargador Francisco Moesch os cargos de vice-presidente e de Corregedor Regional Eleitoral.

Moesch será o primeiro vice-presidente e corregedor oriundo do quinto constitucional, destinado à classe dos advogados. Ele já ocupou vagas no TRE-RS por duas ocasiões: como membro efetivo na classe dos advogados e, posteriormente, como membro substituto na classe dos desembargadores.

Francisco Moesch é natural de Estrela - RS; Graduado em Direito pela PUC-RS; Graduado em Administração de Empresas pela UFRGS; Graduado em Administração Pública pela UFRGS; Especialista em Direito do Trabalho pela PUC-RS; Especialista em Direito Tributário pela UFRGS; Exerceu a Advocacia de 1972 a 1995, perante a Justiça Estadual e Federal, Tribunais de Contas, Administrativos e Desportivos, e Tribunais Superiores. Foi Secretário-Geral da OAB/RS (1987-1990) e Conselheiro da OAB/RS (1985-1990); Foi Juiz do Tribunal de Alçada pelo Quinto Constitucional da Advocacia (1995-1998); Foi Juiz do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (1994-1995); Foi agraciado, pela OAB/RS, com a Comenda Oswaldo Vergara, pela PUC-RS, com a Medalha Irmão Afonso e, pelo Poder Judiciário, com a Ordem do Mérito Judiciário (Brasília – DF); É Professor Titular da Faculdade de Direito da PUC-RS (licenciado) e Professor em cursos da AJURIS, da OAB/RS e do IARGS; É desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul desde maio de 1998, onde foi Vice-Presidente (2014-2016), e atualmente preside a 22ª Câmara Cível e o Conselho de Relações Institucionais do Tribunal de Justiça; É Conselheiro Jubilado do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense.

Texto: Rodolfo Manfredini
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira

Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido