EJERS realiza ação de educação para a cidadania e cria grupos de estudos na área

Palestras virtuais foram realizadas para alunos do Colégio João XXIII

TRE-RS-EJERS-JOAO-XXIII

A Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS) promoveu, nos dias 8 e 22 de abril, mais uma ação do Programa Lideranças do Futuro, desta vez no Colégio João XXIII, na Capital. Os eventos ocorreram de forma remota, alcançando um público de mais de 300 alunos de Ensinos Fundamental e Médio. Foram duas palestras, dentro do eixo temático Democracia e Cidadania, com o título “Papo Cidadania”.

O primeiro evento, na manhã do dia 8 de abril, contou com turmas do Ensino Fundamental de 7º e 8º anos. O público participante foi de 107 pessoas, entre alunos e professores. A palestra foi ministrada pelo servidor do TRE-RS Rafael Copetti. No segundo, no dia 22 de abril, também pela manhã, estiveram presentes, virtualmente, em torno de 205 pessoas, entre alunos e professores de 9º ano do Ensino Fundamental e de 3ª série do Ensino Médio. A palestra ficou a cargo da servidora Débora Vicente, coordenadora da EJERS. Outros servidores do Tribunal assistiram às aulas voluntariamente, como observadores.

Grupos de Estudos

Para aprimorar o trabalho desenvolvido nesse tipo de ação institucional, a EJERS criou, em 2021, os Grupos de Estudos em Cidadania. As atividades dos grupos, que tiveram início também neste mês de abril, são coordenadas pela Professora Lara Marina Ferreira, mestra em direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), servidora do TRE-MG e atualmente lotada no Gabinete da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os grupos são destinados a servidores do TRE-RS, com encontros quinzenais de duas horas de duração, previstos para acontecerem entre os dias 9 de abril e 10 de junho, totalizando 10 horas de atividades, e têm o objetivo de estabelecer, por meio de aprendizado recíproco e de debates, as diretrizes para os projetos em cidadania desenvolvidos pela EJERS, a resultar na elaboração de um material didático e lúdico, que será disseminado preponderantemente para estudantes de nível médio.

Até o momento, os Grupos realizaram dois encontros, sob a orientação da Professora Lara Ferreira, no formato remoto. A ação está alinhada ao Projeto Pedagógico da EJERS. Os temas estudados são: cidadania no Brasil; democracia e crise democrática no Brasil; Justiça Eleitoral: histórico, criação, funções; voto informado: cargos em disputa, consequências dos votos branco e nulo e da abstenção; sistema eleitoral brasileiro (majoritário e proporcional); transparência e segurança do processo eleitoral brasileiro; participação feminina na política e violência política de gênero (Mais Mulheres na Política); e enfrentamento à desinformação em matéria eleitoral.

Texto: Jonatas da Costa (EJERS)
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira

Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido