Direito Eleitoral digital é tema de encontros virtuais promovidos por EJERS, EJE/TSE e ILD

Reuniões em formato de webinar são parte da programação de curso preparatório para o pleito

TRE-RS SEMINARIO EJERS DIOGO RAIS

A Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS) realiza, em conjunto com a Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE) e com o Instituto Liberdade Digital (ILD), o Curso de Direito Eleitoral Digital, sob a coordenação científica do Prof. Dr. Diogo Rais.

Na terça-feira (8) e também no dia 1º de setembro, foram realizados dois webinars com a participação de alunos e professores, com os objetivos de esclarecer dúvidas e debater os principais assuntos tratados no curso, tais como desinformação, propaganda eleitoral digital, proteção de dados e o Direito Eleitoral de modo geral. A capacitação, que alcança 222 integrantes da Justiça Eleitoral, é preparatória para as Eleições 2020 e será concluída no dia 14 de setembro.

Além de Rais, os encontros virtuais contaram com a colaboração de outros especialistas nos temas, como Daniel Falcão, João Pedro Piragibe, Everton de Matos, Bruna Martins dos Santos, Danilo Doneda, Rafael Sonda, Heloísa Massaro, Bruno Bioni, Mariana Rielli, Francisco Brito Cruz, Stela Sales, Roberta Battisti, Beatriz Moraes, Alinne Lopes, Barbara Medeiros, Camila Tsuzuki e Maria Marinho.

De acordo com o servidor do TRE-RS, Rafael Copetti, um dos tutores, o curso insere-se em um contexto de grandes avanços advindos do crescimento das tecnologias de informação e comunicação, conquistas que trazem o desafio de se repensar paradigmas, marcos regulatórios, formas de interação e atuação, a partir de novas frentes de estudo e crítica. “A era digital é uma realidade e é fundamental pensarmos os reflexos no cotidiano institucional e na vida privada de cada um, sob o prisma da era dos dados e de sua respectiva proteção”, afirma.

Texto: Jonatas da Costa (EJERS)
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido