Segurança nas Eleições de 2020 é debatida em encontro virtual

Instituições firmaram acordo para garantir a lisura do pleito

TRE-RS: Reunião Segurança Pública_2

Na manhã desta quarta-feira (28), o presidente do TRE-RS, desembargador André Luiz Villarinho, e o vice-presidente do Regional, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa, participaram de uma videoconferência promovida pelo vice-governador e Secretário de Segurança Pública do RS, Ranolfo Vieira Júnior. O Objetivo da reunião virtual foi estabelecer um alinhamento de ações no estado, para garantir a segurança nas eleições municipais desse ano. Também compareceram ao encontro, representantes do Ministérios Públicos Estadual e Federal; da Polícia Federal; da Brigada Militar, da Polícia Civil; do Corpo de Bombeiros Militar; do Instituto-Geral de Perícias e do Departamento Estadual de Trânsito.

Cada instituição, dentro das suas atribuições, deve conduzir com os procedimentos para identificar, investigar e buscar a responsabilização eleitoral e penal por eventuais crimes que atentem contra a lisura das eleições e o pleno direito de participação.

Esse conjunto de esforços integrados dará a celeridade necessária para a atuação enérgica do Poder Público na prevenção e no combate ao menor indício de perturbação do processo democrático em todos os municípios do Rio Grande do Sul.

No encontro, além de afinar os procedimentos integrados para atuação até a data do primeiro turno, em 15 de novembro, as instituições assinaram nota conjunta sobre os encaminhamentos.

Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: Rodrigo Ziebell/EMBM/PM5
Supervisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido