Memorial da Justiça Eleitoral gaúcha promove live do projeto História Oral

Evento será transmitido pelo canal do TRE-RS no YouTube

Na terça-feira, dia 20 de outubro, às 16 horas, ocorre a live de lançamento da 6ª edição da Série "Relatos do Projeto de História Oral", organizado pelo Memorial da Justiça Eleitoral Gaúcha. O evento terá transmissão, ao vivo, pelo canal TRE Gaúcho no YouTube .

O entrevistado é o servidor aposentado do TRE-RS, Antônio Augusto Portinho da Cunha.

O personagem desta edição participou ativamente do desenvolvimento da Justiça Eleitoral brasileira. Em seus 37 anos de trabalho na Justiça Eleitoral, sendo 23 no cargo de diretor-geral do TRE-RS, Antônio Augusto Portinho da Cunha atuou nos principais desafios enfrentados pela instituição para a consolidação de um processo eleitoral isento, ágil e eficaz.

O recadastramento eleitoral de 1986, o desenvolvimento e a implantação do sistema eletrônico de votação, a ampliação do quadro de pessoal dos Tribunais Regionais Eleitorais, o processo de identificação biométrica de eleitores e a implementação do Processo Judicial Eletrônico, foram algumas ações onde esteve presente. Em todas elas, a racionalidade e os seus conhecimentos jurídico e administrativo foram decisivos na escolha dos caminhos adotados pela Justiça Eleitoral.

O projeto “História Oral” é composto por duas séries: a série "Relatos" e a série "Roda de Memória". A primeira busca registrar as experiências de ex-presidentes, membros do Pleno, juízes, membros do Ministério Público e cidadãos que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da Justiça Eleitoral.

Já a série "Roda de Memória" tem como foco os servidores do TRE-RS, tanto ativos quanto inativos, os quais recordam experiências em rodas de conversas, onde surgem histórias inéditas vivenciadas ao longo de suas trajetórias na Justiça Eleitoral gaúcha.

As gravações de todas as edições do projeto História Oral estão disponíveis na página do Memorial do TRE-RS .

Redação: Jefferson Wilson, com informações da Secretaria Judiciária/TRE-RS
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido