Fique atento ao seu local de votação. Faça uma consulta antes das eleições.

Alguns locais podem ter mudado, mas a Justiça Eleitoral gaúcha disponibiliza canais para realizar a checagem. Confira!

LOGO ELEIÇÕES 2020 DESTAQUE LATERAL CAPA

Faltando pouco para as Eleições 2020, os mais de 8 milhões de eleitores gaúchos devem ficar atentos às orientações da Justiça Eleitoral para o dia da votação. Se você esqueceu o lugar para onde deve se dirigir ou precisa saber se ocorreu alguma mudança no seu local de votação, o TRE-RS disponibiliza diversas opções para realizar essa consulta.

É importante que o eleitor verifique a sua situação com antecedência, a fim de evitar contratempos e garantir a tranquilidade do processo eleitoral no próximo dia 15. Desde setembro, por falta de condições, 78 locais de votação no RS foram transferidos para outros prédios, próximos aos originários que funcionaram em 2018. Para confirmar o seu local de votação e a seção eleitoral em que votará neste ano, consulte com seus dados neste link . Vale ressaltar que essas mudanças são referentes às eleições 2020. Para as próximas, o eleitor poderá retornar ao seu antigo colégio eleitoral.

Diante da pandemia do novo coronavírus, fazer a checagem de toda informação e documentação necessárias antes de se dirigir às urnas é também fundamental para assegurar a segurança sanitária do pleito. Mesmo durante a semana da eleição, na hipótese de ocorrer algum evento meteorológico forte, como temporal e chuva de granizo, pode ser necessária mudança emergencial de local de votação.

Vale dizer que, no dia da eleição, haverá sinalização e os auxiliares da Justiça Eleitoral estarão aptos a orientar os eleitores.

Confira os canais onde é possível realizar a consulta:

Site

Para verificar o local de votação, o sistema permite a consulta por nome completo, título ou ainda por zona e seção ou local de votação com visualização no mapa. É preciso informar a data de nascimento e o nome da mãe, ambos exatamente como estão no cadastro da Justiça Eleitoral.

E-título

Se você baixar o e-Título em seu celular, poderá contar com a facilidade de conferir o local de votação através do aplicativo. Basta acessar o app e clicar em "Onde votar". Caso tenha ocorrido alguma alteração, você visualizará uma mensagem: "Atenção! Seu local de votação mudou. Nesse pleito você votará em um local diferente." Clicando em "Ver Novo local" será possível descobrir o local atual.

O app pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android. Após baixá-lo, basta inserir os dados pessoais.

SOS Eleitor

A Justiça Eleitoral gaúcha também disponibiliza para consulta de diversas informações o número 148. No sábado (14) anterior ao dia do primeiro turno, o serviço estará disponível das 10h às 19h e no domingo de eleição (15), das 6h às 17h.

Ouvidoria

A Ouvidoria do TRE-RS é o canal de comunicação direta entre o cidadão e a Justiça Eleitoral do Rio Grande do Sul, com vistas a prestar informações, por meio do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), orientar, receber denúncias, sugestões, elogios, visando o aprimoramento das atividades prestadas pela Justiça Eleitoral.

Os requerimentos poderão ser apresentados pelo formulário eletrônico, pelo e-mail ouvidoria@tre-rs.jus.br e pelo telefone (51) 3294.8457.

Texto: Victor Eduardo Siviero
Imagem: TRE-RS
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Icone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido