Prefeito, vice e vereadores eleitos são diplomados em Porto Alegre

Entrega dos diplomas aconteceu no plenário do Tribunal Regional Eleitoral do RS

TRE-RS: Diplomação 2020 conjunta

A cerimônia de Diplomação dos Eleitos 2020 ocorreu nesta sexta-feira (18), no plenário do TRE-RS (Rua Duque de Caxias, 350) localizado no Centro Histórico de Porto Alegre. Na ocasião, o prefeito eleito, Sebastião de Araújo Melo, o vice-prefeito, Ricardo Santos Gomes, e vereadores receberam seus diplomas.

 
Excepcionalmente neste ano, por conta da pandemia da covid-19 e das restrições de quantidade de pessoas no recinto, apenas 17 dos 36 vereadores eleitos, receberam o diploma presencialmente, ao lado do próximo prefeito e seu vice. Os vereadores presentes foram apenas os mais votados de cada partido no pleito do último dia 15 de novembro. Também devido a estas restrições, não houve a possibilidade de comparecimento de público no local, sendo a cerimônia transmitida ao vivo pelo Canal do TRE gaúcho no YouTube, onde segue disponível na íntegra.

 
Logo após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o juiz da 160ª Zona Eleitoral, responsável pela diplomação na capital gaúcha, José Luiz John dos Santos, fez uso da palavra. Iniciou lembrando o cenário difícil da pandemia, no qual um grande número de famílias teve perdas humanas, e também onde a Justiça Eleitoral se fez presente com um grande numero de servidores e mesários na realização das Eleições 2020. Concluiu lembrando aos eleitos que não terão tempos fáceis na condução da cidade de Porto Alegre, assumindo problemas na saúde, economia e transportes, entre outros setores. Frisou, no entanto, que o combate às adversidades começa pela obediência aos princípios constitucionais da Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e da Eficiência.

 
O presidente do TRE-RS, desembargador André Luiz Planella Villarinho, após saudar todos os presentes, lembrou o cenário inédito das Eleições, que reputou ser "uma das maiores crises já enfrentadas na historia moderna da humanidade."

 
Destacou ainda que: "A pandemia que assola o planeta nos obrigou a mudar hábitos, rever planejamentos e objetivos. Tais dificuldades, no entanto, não demoveram a Justiça Eleitoral Gaúcha do fiel cumprimento de suas atividades administrativas e jurisdicionais. Durante o processo, nossa prioridade foi a realização das eleições com segurança, tendo a preservação da vida de eleitores, mesários e demais envolvidos como diretriz máxima. O trabalho foi complexo, intenso e por vezes exaustivo. Mas tenho a convicção que, com todos os servidores da Justiça Eleitoral, todos juízes eleitorais das 165 zonas e todo o ministério público eleitoral, respondemos a altura da grandeza da missão e superamos esse desafio."

 
O Desembargador Villarinho concluiu agradecendo as importantes contribuições para as Eleições 2020, dos mais diversos setores da sociedade civil, com especial destaque aos eleitores e partidos que se mobilizaram, neste cenário adverso. "A democracia está de parabéns e que Deus ilumine a todos. Por fim, desejo um feliz Natal e que 2021 seja o ano da recuperação da saúde e das relações sociais. Muito obrigado a todos", finalizou.



Na sequência, foi realizada a entrega dos diplomas na ordem abaixo:

1. PSOL – Karen Santos

2. NOVO – Felipe Camozzato

3. DEM – Comandante Nádia

4. Republicanos – José Freitas

5. PT – Leonel Radde

6. PDT – Mauro Zacher

7. PCdoB – Bruna Rodrigues

8. PTB – Tanise Sabino

9. PSDB – Kaka D’Ávila

10. PL – Mauro Pinheiro

11. PRTB – Fernanda Barth

12. PSL – Alexandre Bobadra

13. PP – Mônica Leal

14. PSD – Cláudia Araújo

15. Cidadania – Jesse Sangalli

16. PSB – Ferronato

17. MDB – Lourdes Sprenger – 3ª mais votada (o 1º e 2º vereadores mais votados do partido não puderam comparecer)

18. Vice-prefeito – Ricardo Gomes

19. Prefeito – Sebastião Melo

* Cláudio Janta, mais votado do Solidariedade, não pode comparecer

Encerrada a entrega, o prefeito Sebastião Melo fez uso da palavra. Após destacar a singularidade destas eleições municipais, agradeceu o trabalho da Justiça Eleitoral gaúcha, na qual afirmou ter total confiança. "Nossos cumprimentos e temos muito orgulho da nossa justiça eleitoral. Já perdi eleição e já ganhei, e confio profundamente nas urnas eletrônicas!"

 
Frisou também que, terminada a eleição, todos os 36 vereadores, juntamente com o prefeito e o vice-prefeito, passam a trabalhar juntos pelo povo de Porto Alegre.

O evento encerrou com a execução do Hino Rio-Grandense.

A entrega dos diplomas está prevista de legislação eleitoral brasileira, ocorrendo em todos os 496 municípios gaúchos, em locais, horários e formatos variados de acordo com as peculiaridades de cada região.

Os vereadores eleitos que não puderam comparecer nas cerimônias em todo o Rio Grade do Sul, bem como os suplentes, podem ter acesso ao diploma no sítio do TRE-RS, na internet, a partir de 18 de dezembro de 2020.

Mais informações acerca dos resultados das eleições 2020 podem ser obtidas aqui.

Texto: Jefferson Wilson
Imagens: Daniel Martins
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Icone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido