Eleições Municipais de 2020 são debatidas no Seminário Diálogos Eleitorais

Legislação eleitoral, segurança das urnas e pandemia foram assuntos discutidos no evento

TRE-RS-SEMINARIO-AGERT-POS

Na tarde desta sexta-feira (28), o TRE-RS realizou o seminário Diálogos Eleitorais. O evento é uma parceria da Justiça Eleitoral gaúcha com a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) e tem como objetivo esclarecer os radiodifusores e os profissionais das emissoras de rádio e televisão sobre a legislação eleitoral. Neste ano, em razão da pandemia, o evento ocorreu no formato virtual.

O assessor de comunicação, Cleber Moreira, abriu o evento e logo passou a palavra para o presidente do TRE-RS, André Luiz Villarinho, que enalteceu a exitosa parceria entre o Regional e a Agert, o que demonstra os propósitos em comum. Corroborou a importância da imprensa na divulgação de campanhas da Justiça Eleitoral como a do voto consciente, a importância da participação feminina nas eleições e o combate às fake news. Em seguida, o vice-presidente e corregedor da instituição, desembargador Arminio José Abreu Lima da Rosa confirmou que a iniciativa do seminário reflete a colaboração entre o judiciário e a mídia.

O presidente da Comissão de Combate à Desinformação e diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul  (EJERS), desembargador Jorge Luís Dall'Agnol, elogiou a importância do evento no sentido de propiciar informações corretas sobre o processo eleitoral. Explicou que a Comissão foi constituída com a preocupação de seguir três eixos: conscientização, fiscalização e responsabilização. Destacou a necessidade da educação midiática para informar eleitores sobre os mecanismos existente para evitar que eles não se deixem enganar com notícias fraudulentas

O evento continuou com a condução da vice-presidente jurídica da Agert, Débora Dalcin que, mediou uma conversa sobre temas eleitorais, com os representantes do TRE-RS, o diretor-geral, Josemar Riesgo, o secretário judiciário, Rogério de Vargas, o secretário de tecnologia da informação Daniel Wobeto. Os internautas tiveram a oportunidade de participar enviando perguntas que foram esclarecidas pelos debatedores.

A legislação eleitoral e a segurança das urnas eletrônicas foram assuntos debatidos. No entanto, devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus (COVID-19), algumas questões abordadas referiam-se às alterações tomadas pela Justiça Eleitoral no sentido de preservar a saúde dos mesários e dos eleitores no momento da votação.

A íntegra do Seminário está disponível no Canal do TRE Gaúcho no Youtube.

Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: Daniel Campos
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido