Biometria em Porto Alegre mobiliza eleitores idosos

Eleitora centenária compareceu à Central de Atendimento ao Eleitor para a coleta de dados

TRE-RS: Biometria Idosas

Na tarde desta quarta-feira (20), a Sra. Maria Araújo da Silva, que completa 103 anos em janeiro, superou o calor de 33 graus da capital gaúcha para fazer a coleta das digitais e registrar sua foto na Central de Atendimento ao Eleitor de Porto Alegre (Av. Padre Cacique, 96). Ela estava acompanhada da filha, a Sra. Beatriz Araújo Moreira da Silva, 83 anos, que aproveitou a oportunidade para também fazer a revisão biométrica. Sem dúvida um exemplo de cidadania para as novas gerações.

Os documentos necessários para realizar o atendimento são: documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado. Nos casos de homens entre 18 e 45 anos, que estão emitindo o título pela primeira vez, também é obrigatório a apresentação do certificado de alistamento ou de reservista.

Biometria

Desde 2015, o recadastramento biométrico chegou ao Rio Grande do Sul. Quem procura a Justiça Eleitoral para fazer seu alistamento, revisar dados ou mudar seu domicílio, tem a biometria coletada.

Para concluir o processo de recadastramento, é usado o mecanismo de revisão do eleitorado. Em 426 cidades gaúchas, este processo já foi concluído. Desde março de 2019, os eleitores de outros 50 municípios gaúchos foram convocados a comparecerem aos cartórios eleitorais ou Centrais de Atendimento ao Eleitor para fazerem o cadastramento biométrico e a atualização de dados no cadastro.

Os 21 municípios restantes, inclusive Porto Alegre, só terão seus eleitores convocados, obrigatoriamente, em 2021. Contudo, já é possível fazer a biometria nessas cidades. Desta forma, evita-se filas e torna-se o procedimento mais rápido. A biometria é responsável por uma garantia ainda maior de segurança no voto.

Com essa forma de identificação, reafirma-se a segurança do voto no Brasil. A criação da urna eletrônica ocorreu em 1996 e, desde 2000, ela passou a ser utilizada em todas seções eleitorais do país. O cadastro biométrico é a fase atual deste permanente processo de inserção de tecnologia e segurança no sistema eleitoral brasileiro. 

Texto: Jefferson Wilson
Imagem: Eden de Paula
Supervisão: Rodolfo Manfredini
Coordenação: Cleber Moreira

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Icone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido