Campanha do TRE-RS leva informações sobre a Justiça Eleitoral ao interior gaúcho

Eleições 2020: a Justiça Eleitoral na Trilha da Cidadania visa a disseminar segurança, tecnologia e cidadania

TRE-RS: trilha da cidadania 1

Nesta quinta-feira (25), o TRE-RS iniciou um roteiro de viagens ao interior do estado, dentro da campanha Eleições 2020: a Justiça Eleitoral na Trilha da Cidadania. Uma comitiva liderada pela presidente da instituição, desembargadora Marilene Bonzanini, percorre municípios gaúchos para promover três ações: o Processo Judicial Eletrônico (PJE), o recadastramento biométrico e o programa Lideranças do Futuro.

O lançamento da campanha ocorreu na sede da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS) do município de Cachoeira do Sul.

A desembargadora, ao abrir o evento, explicou os objetivos da iniciativa. Em seguida, foi concedida a palavra ao juiz da 10ª Zona Eleitoral, Afonço Bierhalz, que, em seu pronunciamento, garantiu que a urna eletrônica tornou-se um elemento indispensável para a realização das eleições, pela garantia de segurança.

O encontro seguiu com as palestras dos representantes do Tribunal. O servidor Alexandre Basílio, da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS), apresentou o projeto Lideranças do Futuro, voltado a promover a cidadania. O coordenador de Gestão de Tecnologia da Informação, Martinho Marchi, falou sobre a segurança das urnas eletrônicas. A implantação do PJE foi o assunto trazido pelo coordenador de Registros, Informações Processuais e Partidárias, Carlos Vinicios Cavalcante, e pelo desembargador eleitoral substituto Miguel Ramos.

Após o evento, a presidente concedeu entrevista à Rádio Fandango.

Nesta sexta-feira (26), a comitiva esteve em Lajeado, para dar prosseguimento à campanha. O evento aconteceu no Salão do Júri do Foro do município.

Na abertura, a desembargadora lembrou que a grande propagação de desinformação nas últimas eleições colocou dúvidas na população sobre o processo eleitoral, que foram constantemente esclarecidas pela Justiça Eleitoral. Ela exaltou a importância do papel desempenhado pela imprensa como colaboradora nesse trabalho.

Em seguida, o diretor do Foro, Luis Antônio de Abreu Johnson, parabenizou a iniciativa, que, entre outros méritos, apresentou a operacionalização do PJE. Como no encontro de Cachoeira do Sul, os representantes do TRE-RS falaram sobre os três projetos do Tribunal.

Após o evento, a comitiva esteve no cartório da 29ª Zona Eleitoral, onde a vice-prefeita de Lajeado, Gláucia Schumacher, e a presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Arilene Dalmora, fizeram seu cadastramento biométrico. Logo após, a presidente do TRE-RS concedeu entrevista à Rádio Independente de Lajeado.

Também estavam na comitiva do Tribunal: o assessor-chefe da Presidência, João Marcelo Longhi, o chefe da Seção de Apoio ao Processo Judicial Eletrônico, Rodrigo Mello, o assessor de Comunicação Social (Ascom), Cleber Moreira, e a servidora da Ascom, Luciana Santos.

Nos próximos meses, os integrantes do TRE-RS percorrerão outros municípios gaúchos.

+Galeria de Fotos

Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: Cleber Moreira
Supervisão: Jônatas da Costa
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Icone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido