CJ Cruzeiro leva jovens à CAE/Porto Alegre para fazer título eleitoral

Central de Atendimento ao Eleitor alistou jovens que fazem parte do Programa de Oportunidades e Direitos do Governo gaúcho

TRE-RS: CJ Cruzeiro

Cerca de 20 jovens do Centro da Juventude (CJ) Cruzeiro, que fazem parte do Programa de Oportunidades e Direitos (POD) do Governo do RS, fizeram seus primeiros títulos de eleitor, nesta sexta-feira (23), na Central de Atendimento ao Eleitor de Porto Alegre. Em parceria com a Central Única das Favelas do RS (CUFA-RS), o CJ tem promovido campanhas com os jovens com o intuito de oferecer mais qualidade de vida e garantir dignidade e desenvolvimento.

A Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS) promoverá mais duas ações em parceria com o CJ Cruzeiro, com o objetivo de conscientizar sobre o processo político e eleitoral. No dia 18 de setembro, a EJERS levará aos jovens da CJ palestras sobre cidadania e participação feminina na política. O segundo encontro, no dia 14 de outubro, acontecerá no Plenário do TRE-RS e terá como foco discutir a segurança da urna eletrônica e as fake news.

Primeiro título

No Brasil, o voto é obrigatório para as pessoas com mais de 18 anos e facultativo para os cidadãos de 16 e 17 anos, analfabetos e os acima de 70 anos. Para fazer a inscrição eleitoral e, consequentemente, tornar-se apto para votar, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral da sua cidade com os seguintes documentos: carteira de identidade, carteira de trabalho ou certidão de nascimento ou de casamento; comprovante de residência original e recente; e certificado de quitação com o serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino.

 

Texto: Luiza Frasson
Imagem: CAE/TRE-RS
Supervisão: Jônatas da Costa
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido