“Fundações Partidárias” é tema de seminário do TRE-RS
Atividade aconteceu na sede histórica da Instituição, no centro da capital

Na tarde desta terça-feira (23/5/2025) o TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do RS) promoveu, por meio da EJE (Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto), o seminário “Fundações Partidárias no contexto do sistema eleitoral constitucional e a suas prestações de contas”.
O presidente do Tribunal não pode comparecer. E em nome do desembargador Voltaire de Lima Moraes, falou a coordenadora da EJE, Renata Pochmann Simoni, a qual desejou boas-vindas aos convidados e agradeceu-lhes as presenças.
“O Sistema Eleitoral Constitucional e as Fundações Partidárias”, foi o tema tratado pelo procurador de justiça, do MP-RS (Ministério Público do RS), dr. Keller Dornelles Clós e pelo promotor de justiça, dr. Rodrigo López Zilio, coordenador do Gabinete de Assessoramento Eleitoral do MP-RS.
O segundo tema foi “Inconstitucionalidade do Velamento das Fundações Partidárias e a Controvérsia sobre a Atribuição Ministerial quanto à Prestação de Contas dessas Instituições”, sendo tratado pela promotora de justiça do MP-RS, dra. Janine Soares e pela secretária de auditoria interna do TRE-RS, Daniela Foltz.
A atividade foi aberta a todas as pessoas interessadas e ainda pode ser acompanhada ao vivo pelo canal oficial do Tribunal no YouTube, cuja gravação pode ser assistida clicando aqui.
Redação: Roberto Carlos Raymundo
Edição de imagens: Giovana de Azevedo Ramisch (Estagiária de Jornalismo)
Revisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube