Alunos do “Projeto Pescar” são recebidos no TRE-RS
Visita foi na sede histórica da Instituição no centro de Porto Alegre

Na tarde desta terça-feira (21/01/2025), o TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do RS) recebeu 30 alunos da Fundação Projeto Pescar.
A atividade foi desenvolvida pela Ejers (Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto) no contexto do programa “Lideranças do Futuro”. E consiste em um programa de educação para a cidadania, com apresentações e debates que abordam temas ligados à cidadania, à democracia, à participação política, ao direito de votar e ser votada (o), buscando o desenvolvimento de lideranças do futuro.
Na ocasião, três representantes da Justiça Eleitoral gaúcha realizaram as apresentações.
A chefe da Seção de Programas Institucionais, Débora do Carmo Vicente, apresentou o tema “Cidadania: Papo Cidadania” e “Participação Feminina na Política: Mais Gurias na Política”.
O assessor de Orientação Tecnológica, Luis Fernando Schauren, explicou sobre a “Segurança do Processo Eletrônico de Votação: Desvendando o Voto no Brasil”.
E o servidor da Seção de Programas Institucionais, Jonatas Oliveira da Costa, discorreu sobre a “Desinformação Eleitoral: Me Engana que eu Posto”.
No encerramento do encontro, os alunos puderam votar na urna eletrônica e conhecer o dispositivo de perto.
A Fundação Projeto Pescar, é uma instituição de assistência social, sem fins lucrativos, que oferece formação sócio profissionalizante em todo o Brasil. E oportunizam uma primeira formação profissional a jovens que buscam mudar a sua realidade. Os cursos são gratuitos e destinados a pessoas entre 16 e 19 anos em situação de vulnerabilidade social. Suas capacitações unem aspectos profissionais, sociais e cidadania, porque acreditam que “mais do que ampliar as oportunidades de inserção dos jovens no mercado de trabalho, também devemos prepará-los para trilhar um caminho de autonomia, ética, respeito e solidariedade”.
Redação e edição de imagens: Giovana Ramisch (Estagiária de jornalismo)
Revisão: Roberto Carlos Raymundo
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube