TRE-RS participa de aula inaugural na Universidade de Caxias do Sul

A presidente e o diretor da Ejers apresentaram os desafios das Eleições 2024 para alunos do curso de direito da UCS

UCS

Na noite desta quarta-feira (19), a presidente do TRE-RS, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, proferiu uma palestra sobre os desafios para as eleições de 2024, durante a aula inaugural do curso de direito da Universidade de Caxias do Sul (UCS). O uso da tecnologia da informação no cenário eleitoral, também foi abordado na oportunidade.

Ainda estavam presentes na cerimônia o ex-presidente do Tribunal e diretor da Escola Judiciária Eleitoral, desembargador Jorge Luís Dall’Agnol e o secretário de Tecnologia da Informação, Daniel Wobeto. Diante do cenário apresentado, o combate à desinformação foi citado como um dos desafios para o próximo pleito.

— O desafio das últimas eleições tem sido a desinformação, que o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul e o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) têm estado bastante atentos a essa questão. É algo que impacta diretamente tanto o sistema eleitoral quanto a imagem de algum candidato que tenha sido colocado na rede social de forma depreciativa, além dos discursos de ódio, antidemocráticos ou desconstruindo o sistema eleitoral. Isso é um grande desafio — declarou a presidente.

A ação foi realizada pela Área de Ciências Jurídicas da Universidade de Caxias do Sul. Apesar de se concentrar em questões de aspectos jurídicos, o professor Edson Dinon, diretor do setor na universidade, ressaltou que a conversa está relacionada a todos os campos acadêmicos.

Redação: Luiza Menezes (estagiária de jornalismo)
Imagem: Cleber Moreira
Revisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido