Justiça Eleitoral Gaúcha conquista Prêmio Juízo Verde

No Dia Mundial do Meio Ambiente (05), a premiação do Conselho Nacional de Justiça destaca tribunais com melhores Índices de Desempenho de Sustentabilidade (IDS)

Justiça Eleitoral Gaúcha conquista Prêmio Juízo Verde

Na manhã desta quarta-feira (05), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul – TRE-RS, desembargador Voltaire de Lima Moraes, recebeu no Conselho Nacional de Justiça – CNJ, em Brasília, o Prêmio Juízo Verde 2024, na categoria Desempenho, onde obteve o maior Índice de Desempenho de Sustentabilidade – IDS, dentre entre todos os 91 tribunais do país.

1º lugar: TRE-RS (Justiça Eleitoral) IDS = 83,0%;

2º lugar: TRT4 (Justiça do Trabalho) IDS = 82,4 %;

3º Lugar: TJ-AM (Justiça Estadual) IDS = 77,4 %;

4º Lugar: TJM-MG (Justiça Militar)IDS = 77,2 %;

5º Lugar: TRF6 (Justiça Federal) IDS = 73,3 %;

6º Lugar: CNJ (Tribunais Superiores e Conselhos) = IDS 69,4 %

Ao receber a premiação, o desembargador Voltaire destacou que se trata de uma conquista coletiva, que envolveu magistrados e servidores da instituição. Também, ao relembrar que a causa ambiental já está presente em sua carreira desde o ano de 1980 em sua atuação no Ministério Público, fez questão de render sua homenagem ao jurista Paulo Affonso Leme Machado, que teve atuação decisiva na Lei 6.938, de 31 ago 1981, que ficaria conhecida como “lei áurea do meio ambiente”, por sua inestimável contribuição.

A premiação se deu em duas categorias: Boas Práticas e Desempenho. A premiação consiste em um selo honorífico a ser concedido aos proponentes das iniciativas mais bem avaliadas na modalidade Boas Práticas e aos tribunais com melhor desempenho na temática de sustentabilidade, na perspectiva ambiental da área meio e da atuação judicial finalística.

A premiação integra a 2.ª edição do Judiciário Sustentável, evento que surgiu com o aperfeiçoamento da Semana do Meio Ambiente que, desde 2018, celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.
No encontro foi demonstrada ainda a gestão sustentável do Poder Judiciário, com a divulgação do 8.º Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário.

O Evento na íntegra pode ser acompanhado pelo Canal do CNJ no YouTube

1/ Galeria de imagens

Redação: Jefferson Wilson

Imagem: CNJ

Edição de Imagem: Giovana Ramisch (Estagiária de jornalismo)

Revisão: Roberto Carlos Raymundo

Coordenação: Cleber Moreira







ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido