Justiça Eleitoral incentiva as doações para afetados pelas inundações

As cestas básicas e os produtos de higiene e limpeza são prioridades no momento

TRE-RS: Doações

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul - TRE-RS, vem somar-se ao esforço conjunto das instituições e do povo gaúcho na arrecadação de doações aos mais atingidos pelos fenômenos climáticos dos últimos dias em nosso estado, em especial na Região Metropolitana da capital gaúcha.

Os itens mais necessários no momento são alimentos não perecíveis, água potável e produtos de higiene pessoal e de limpeza. Também podem ser doadas roupas, calçados e cobertores.

A Defesa Civil pede atenção quanto à data de validade dos gêneros alimentícios para que sejam entregues somente itens dentro do prazo.  

No âmbito estadual, apenas um endereço está habilitado para receber as doações: a central logística da Defesa Civil do Estado, localizada na avenida Joaquim Porto Villanova, 201, no bairro Jardim Carvalho, em Porto Alegre.

O ponto de coleta funciona das 8h30 às 18h. O espaço é utilizado pelo órgão para organizar a triagem e a distribuição dos materiais. 

São publicadas atualizações, diariamente, no site SOS Enchentes, conforme a Defesa Civil for identificando as demandas mais urgentes.

Diferentemente do que ocorreu em setembro, quando houve um pedido geral de doações, desta vez a mobilização do Estado está focada em itens específicos e centraliza as arrecadações em um único posto – a finalidade é facilitar a operacionalização do processo.  

Doações em dinheiro  


As doações também podem ser feitas via Pix. Desde o início de setembro, quando o Estado foi assolado por uma grande enchente, o Executivo estadual disponibiliza a conta SOS Rio Grande do Sul, no Banco do Estado do Rio Grande do Sul (Banrisul), para arrecadar as doações em dinheiro. Uma chave Pix foi criada para que empresas e pessoas físicas possam repassar valores aos atingidos por meio de um canal oficial e de forma segura.  

Os recursos são geridos por um Comitê Gestor, composto por órgãos do governo e entidades da sociedade civil, reconhecidas pelo trabalho de assistência social e de ajuda humanitária, para dar mais transparência ao processo, reduzir a burocracia e acelerar a chegada dos recursos a quem mais precisa. Podem ser feitas doações de qualquer valor. 


PIX SOS Rio Grande do Sul

CNPJ: 92.958.800/0001-38 
Banco: Banrisul 

Redação: Jefferson Wilson, com informações da Defesa Civil-RS
Imagem: Alessandra Cordeiro - Defesa Civil-RS
Revisão: Rodolfo Manfredini
Coordenação: Cleber Moreira

Siga-nos no TwitterInstagram e TikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Icone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido