Justiça Eleitoral gaúcha celebra o centenário do Pacto de Pedras Altas

Evento acontece em Pelotas e Pedras Altas, de 7 a 9 de dezembro de 2023

TRE-RS:  Centenário do "Pacto de Pedras Altas"

De 7 a 9/12/2023, o Hotel Jacques Georges Tower, localizado em Pelotas, RS, na Rua Almirante Barroso, 2029, será palco de seminário marcante em comemoração aos "100 anos do Pacto de Pedras Altas".

O evento promete ser uma oportunidade única para analisar o impacto histórico desse tratado e discutir seu legado para as comunidades do RS e do Brasil.

Estarão presentes a presidente do TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do RS), desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Voltaire de Lima Moraes, membros do Pleno do Tribunal, o diretor da EJERS (Escola Judiciária Eleitoral Ministro Paulo Brossard de Souza Pinto), desembargador Jorge Luís Dall'Agnol, autoridades das mais diversas esferas da federação e da academia,  a diretora-geral, Ana Gabriela Veiga e demais servidoras e servidores da Instituição.

Durante esses três dias, renomados especialistas e acadêmicos se reunirão para abordar diversos aspectos do pacto, desde seu contexto histórico até suas implicações atuais. As palestras e mesas-redondas proporcionarão uma visão abrangente, enriquecendo o entendimento sobre como este acordo influenciou o desenvolvimento politico do estado.

Além das apresentações acadêmicas, o seminário oferecerá oportunidades para debates interativos, permitindo que os participantes compartilhem suas perspectivas e questionem os palestrantes.

A localização estratégica do local, proporciona um ambiente propício para a troca de ideias e “networking” entre os participantes. Pelotas e Pedras Altas, este, local de origem do pacto histórico, contribuirão para uma atmosfera enriquecedora e inspiradora.

Este seminário representa não apenas uma celebração do passado, mas também apresentação do castelo, pós reforma, de Joaquim Francisco de Assis Brasil, figura central para a resolução do conflito de 1923. O Pacto de Pedras Altas, ao completar 100 anos, merece uma reflexão aprofundada sobre seu impacto duradouro e sua relevância contínua.



Redação: Gabriel Albuquerque (Estagiário de Jornalismo)

Edição de imagem: Guilherme Guimarães (Estagiário de Jornalismo)

Revisão: Roberto Carlos Raymundo

Coordenação: Cleber Moreira



Siga-nos no TwitterInstagram eTikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Inscreva-se em nosso canal no YouTube



icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Icone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido