Assessoria de Comunicação do TRE-RS apresenta cases para o Judiciário

I Workshop de Comunicação do Sistema de Justiça do Estado promoveu a troca de experiências entre as instituições

TRE-RS: Workshop

Aconteceu nesta terça-feira (28), o I Workshop de Comunicação do Sistema de Justiça do RS na sede do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), em Porto Alegre. O evento foi promovido pela Direção de Comunicação Social (DICOM) do TJRS e visou o compartilhamento de experiências, debate e reflexão sobre as transformações pelas quais passa a comunicação pública.  Além do Tribunal Regional Eleitoral do RS, estiveram presentes o Tribunal Regional Federal (TRF4), o Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4) e o TJRS.


Durante o encontro, todos os tribunais apresentaram seus cases de comunicação, onde o TRE-RS exibiu o “Programa Confirma” e a série de “Pílulas de História da Justiça Eleitoral”. O servidor Jefferson Wilson e o estagiário de jornalismo Guilherme Guimarães discorreram sobre os cases. Sendo que o primeiro é um programa transmitido semanalmente pela TV Assembleia, com 27 minutos de duração e recebe entre os convidados especialistas e servidores da instituição. Já o segundo é um projeto que visa se aproximar do público jovem através de vídeos do YouTube no canal do jornalista, escritor e youtuber Eduardo Bueno (Peninha), Buenas Ideias.

As palestras contaram com a presença da diretora de comunicação social do TJRS, jornalista Adriana Arend, e os diretores de departamentos Fábio Ramos Berti (Marketing Institucional e Comunicação Digital), Analice Bolzan (Relações Públicas) e Rafaela Souza (Imprensa). A Justiça Federal foi representada pelo publicitário Alberto Bigatti e as jornalistas Karen Fredrich (Mídias Sociais) e Patrícia Picon (Assessora de Comunicação). Na Justiça do Trabalho o representante foi o jornalista Eduardo Matos e no Tribunal de Contas do Estado foi o jornalista Francisco Queiroz Filho. O Ministério Público do RS trouxe a jornalista Roberta Salinet e a Defensoria Pública do RS foi representada pelo jornalista Felipe Daroit. A jornalista Vanessa Schneider e o publicitário Thiago Alvarenga apresentaram os cases da Procuradoria-Geral do Estado e a jornalista Sandra Denardin sobre a Procuradoria-Geral do Município. Além dos cases, os convidados puderam ouvir o Mestre em Comunicação e Professor da UFRGS Basilio Sartor, que abordou os fundamentos da Comunicação Pública.

O evento integrou a programação alusiva aos 150 anos do TJRS.

1/ Galeria de imagens

Texto: Giovana Ramisch (com informações do TJRS)
Imagem: TJRS
Revisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Icone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido