Presidente do TRE-RS participa do 81º COPTREL

O evento busca debater aprimoramentos dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral

TRE-RS: 81º Coptrel

O Presidente do TRE-RS, Desembargador Francisco José Moesch participou, nos dias 18 e 19 deste mês, do 81º Encontro do Colégio de Presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais (COPTREL), em Brasília/DF. A Diretora-Geral do Tribunal, Ana Gabriela Veiga, também esteve presente ao evento.

A programação iniciou na manhã de quinta-feira (18), com a reunião dos assessores de comunicação da Justiça Eleitoral brasileira. A tarde foi dedicada ao encontro dos diretores-gerais dos Regionais.

A reunião dos assessores de comunicação teve início com uma roda de conversa sobre "A relação da imprensa com a Justiça Eleitoral em tempos de eleições” com os jornalistas Diego Amorim da Rádio Nova Brasil, Isadora Teixeira do Portal Metrópoles e Ana Maria Campos do Correio Braziliense.

Durante a tarde, na reunião dos diretores-gerais dos regionais eleitorais, o Ministro do TCU Jorge Oliveira, proferiu a palestra “A Nova Lei de Licitações”. Em seguida, o advogado Ademir Piccoli expôs sobre o tema “Inovações Tecnológicas no Poder Judiciário”. Logo após, os diretores-gerais realizaram tratativas sobre as Eleições 2024 e outros assuntos gerais. O Presidente do TRE-RS, acompanhou as apresentações.

À noite foi realizada abertura oficial do 81º COPTREL, no plenário do TRE-DF. A mesa de honra foi formada pelo Presidente do TSE, Ministro Alexandre de Moraes; o Presidente do TRE-DF, Desembargador Roberval Belinati; o Corregedor-Geral Eleitoral, Ministro Benedito Gonçalves; o Presidente do Coptrel e do TRE-BA, Desembargador Roberto Maynard Frank; o Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha; o Corregedor do TRE-DF, Desembargador Mário-Zam Belmiro; o Procurador Regional Eleitoral, Zilmar Drumond; o Presidente do TJDFT, Desembargador Cruz Macedo; o Advogado Miguel Fiod, na ocasião representando o Presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva; o Presidente do Copeje, e ex-desembargador do TRE-DF, Telson Ferreira; e o Coordenador do Sindjus José Rodrigues Costa.

Em seu discurso, o Presidente do TSE elogiou o trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral: “Há 91 anos fomos criados e, durante esses 91 anos, durante todos os problemas institucionais brasileiros, a Justiça Eleitoral se fortaleceu. No ano passado, nós demos mostra que, em todo tipo de adversidade, a Justiça Eleitoral fez as Eleições. A Justiça Eleitoral garantiu o resultado das eleições, a vontade popular. E a Justiça Eleitoral garantiu a democracia no Brasil. A minha vinda aqui é muito mais um agradecimento. Um agradecimento agora público, uma vez que já nos reunimos algumas vezes depois das Eleições, mas um agradecimento público a cada uma das senhoras, presidentes, e a cada um dos senhores, presidentes dos Tribunais Regionais Eleitorais. Parabéns!”.

Na sexta-feira (19), segundo dia do COPTREL, os presidentes dos TREs se reuniram para discutir diversos temas relativos à Justiça Eleitoral: eleições de Conselho Tutelar, concurso público, Prêmio CNJ de Qualidade, instrumentos de reconhecimento e valorização dos servidores de Tecnologia da Informação e Comunicação, inclusão de orientações sobre o tratamento de dados pessoais nos manuais e cursos EAD dos mesários e apoios logísticos, migração previdenciária, planos de saúde e sistema de gestão de recursos humanos.

Na ocasião, o Presidente do TRE-RS, Desembargador Francisco José Moesch, foi agraciado com a Medalha Carlos Augusto Ayres de Freitas Brito do mérito eleitoral, do COPTREL, junto a ministros do TSE.

Ao final do evento, os presidentes de todos os TREs assinaram a Carta do 81º COPTREL.

1/ Galeria de imagens

Texto: Rodolfo Manfredini (com informações do TRE-DF)
Imagem: TRE-DF
Supervisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira

Siga-nos no TwitterInstagram e TikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Icone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido