TSE promove encontro com secretários de Tecnologia da Informação

O Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RS esteve na reunião

TRE-RS: Encontro dos STIs

Nos dias 30 e 31 do mês passado, os secretários de Tecnologia da Informação (STI) da Justiça Eleitoral estiveram reunidos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para tratar de temas como o cronograma de fabricação e distribuição das novas urnas eletrônicas, modelo UE2022, além de novidades para os aplicativos e-Título e Mesário e do calendário de testes para a realização das Eleições Municipais de 2024. O Secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RS, Daniel Wobeto, esteve na reunião representando o Regional gaúcho.

Na abertura do encontro, o titular da STI do TSE, Julio Valente, informou que, no segundo semestre deste ano, o Tribunal realizará o Teste Público de Segurança (TPS) do Sistema Eletrônico de Votação e que, apesar de o evento se concentrar na Corte Superior, ele conta com o envolvimento dos Regionais.

Valente também ressaltou uma das ações que estão sendo estudadas pela STI e pela Secretaria de Comunicação e Multimídia (Secom) para capacitar jornalistas de todo o país. A iniciativa deve incluir um curso específico sobre a segurança do processo eletrônico de voto.

O secretário ainda destacou outro grande evento referente às eleições, que também será realizado no segundo semestre: a abertura do código-fonte da urna eletrônica. Ele frisou que os brasileiros podem ter acesso total ao código de três maneiras. No caso dos cidadãos, participando do TPS. Já instituições como universidades podem firmar convênios com o Tribunal.

A terceira forma é acompanhando a cerimônia de abertura do código-fonte, uma solenidade obrigatória realizada pelo TSE antes de cada eleição. Nesse caso, os arquivos poderão ser inspecionados, em ambiente próprio, no Tribunal, por representantes técnicos dos partidos políticos, do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), das Forças Armadas, da Polícia Federal e de universidades, entre outras instituições elencadas como entidades fiscalizadoras pela Resolução TSE nº 23.673/2021 (artigo 6º).

Texto: Rodolfo Manfredini (com informações do TSE)
Imagem: TSE
Coordenação: Cleber Moreira

Siga-nos no TwitterInstagram e TikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido