TRE-RS participa do Ato Pela Defesa da Democracia

Evento reuniu todos os segmentos ligados ao Judiciário

ATO PELA DEMOCRACIA

O ato aconteceu na tarde desta segunda-feira (16), no átrio do Palácio da Justiça, na Praça da Matriz, em Porto Alegre.

Promovido pela AJURIS e pelo Tribunal de Justiça, reuniu representantes de todos segmentos do Judiciário, como os Tribunais de Justiça, Regional Federal, Eleitoral, do Trabalho, Militar, Contas, Procuradorias, Defensorias, Ministério Público, entidades de classe como OAB, Sindjus, universidades e outros.

O objetivo do ato foi repudiar em conjunto e com veemência os acontecimentos de 8 de janeiro último em Brasília, quando as sedes do Executivo, do Legislativo e do STF foram invadidas e sofreram graves depredações por parte de centenas de manifestantes contrários ao resultado das eleições.

O TRE-RS esteve representado no ato pelo presidente, Des. Francisco José Moesch e pela Vice-Presidente e Corregedora, Desa. Vanderlei Teresinha Kubiak.

“Desde a década de 60 eu venho lutando pela democracia. Ela não é um consenso, mas há espaço para todos, com respeito às diferenças, das mais variadas nuances ideológicas. A democracia se completa e se perpetua a cada dia, e temos que trabalhar arduamente para isso”, clamou o presidente do TRE-RS numa candente manifestação diante dos presentes. E reiterou: “Queremos a responsabilização administrativa, civil e penal dos infratores e dos vândalos”.

A presidente do Tribunal de Justiça, Desa. Iris Helena Medeiros Nogueira ressaltou que “a democracia é a bandeira de todos nós, uma bandeira que temos que estar constantemente renovando e cuidando.”

Em sua manifestação, o Des. Cláudio Luiz Martinewski, Presidente da AJURIS e Vice-Presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros salientou que o dia 8 de janeiro não pode ser esquecido:

“Os acontecimentos deste dia feriram o coração da democracia. Temos que repudiar qualquer ato que transgrida, que viole a Constituição, o Estado de Direito e que profane a democracia,”

O Presidente do TRE-RS também lembrou o papel da Justiça Eleitoral gaúcha durante o último pleito.

“Honramos os 91 anos que a Justiça Eleitoral brasileira está completando, conduzindo todo o processo da eleição com transparência, segurança e eficiência. E tudo isso reafirma e consolida a democracia”, concluiu o Des. Francisco José Moesch.


Texto: Ricardo Azeredo

Foto: Luã Fontoura

Supervisão: Jefferson Wilson

Coordenação: Cleber Moreira

Siga-nos no Twitter, InstagrameTikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido