90 anos da primeira eleição com Justiça Eleitoral e voto feminino

Acompanhe a série de publicações de memórias que ajudam a contar a história da justiça brasileira e o seu papel na evolução da sociedade

1ª imagem da 1ª notícia - 3º Enam - 2023 - 16 fev 2023

No dia 3 de maio de 1933 ocorreu a primeira eleição após a promulgação do Código Eleitoral do ano anterior que, entre outras inovações, criou a Justiça Eleitoral e estabeleceu o voto feminino no Brasil.

A elaboração de um Código Eleitoral que ampliasse as garantias ao exercício do voto foi uma das bandeiras do movimento político que culminou na Revolução de 1930. Liderada por Getúlio Vargas, a revolução encerrou o que se convencionou chamar de “República Velha”, período histórico compreendido entre o início da era republicana, em 1889, e o início da década de 1930.

O pleito de 1933 escolheu os deputados constituintes encarregados de elaborar uma nova Constituição para o Brasil. Dezenove mulheres, de diferentes partes do país, se candidataram, mas apenas uma delas foi eleita neste ano. Trata-se de Carlota Pereira de Queirós. Nossa primeira deputada federal era uma médica, professora e escritora, natural de São Paulo, onde nasceu no ano de 1892.

Em 2023, 90 anos após aquele pleito histórico, as mulheres ainda lutam para que sua presença nos espaços de representação política espelhe a realidade de um país em que mais da metade do eleitorado é do sexo feminino.

Capítulos como esse, que contam um pouco da história do judiciário no país, estarão em destaque no III Encontro Nacional da Memória do Poder Judiciário, a ser realizado no mês de maio no Rio Grande do Sul.

📲O III Enam é organizado pelo @tjrsoficial, @tjmrsoficial, @tre_rs, @trf4_oficial e @trt_rs e pelo @cnj_oficial.

NOVO card padrão padrão final da notícia 3º Enam-17 fev 2023

Redação: Roberto Carlos Raymundo, com informações do Memorial da Justiça Eleitoral do RS, Ministro Teori Albino Zavascki

Edição de imagens: Gabriel Fagundes Albuquerque e Guilherme Guimarães Schmidt (estagiários de jornalismo)

Revisão: Rodolfo Manfredini

Coordenação: Cleber Moreira

Siga-nos no Twitter, InstagrameTikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido