Ministro Alexandre de Moraes visita o Teste da Urna 2023

Servidores da Justiça Eleitoral gaúcha participam dos Testes em Brasília-DF

TRE-RS: Teste de Urnas TSE

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, visitou no início da tarde desta quinta-feira (30) o ambiente em que é realizado o Teste Público de Segurança da Urna 2023, localizado no terceiro andar do edifício-sede da Corte, em Brasília (DF). Ele esteve no espaço acompanhado de ministras e ministros da Corte.

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul - TRE-RS está representado nos Testes pelo Assessor de Orientação Tecnológica, Luis Fernando Schauren; pelo chefe da Seção de Operação, Microinformática e Ambiente do Usuário, Gustavo Lautert, e o também pelo chefe da seção de Planejamento e Apoio às Eleições, Vinicios Tolla.

O presidente do TSE lembrou ainda que, nas Eleições Gerais de 2022, ocorreram alguns fatos atípicos. Houve, por exemplo, queda tanto na quantidade de votos nulos e em branco quanto no índice de abstenção no segundo turno, que costuma ser maior do que o registrado na primeira etapa da votação. “A maior prova de confiança nas urnas eletrônicas é o comparecimento maciço do eleitorado. Quem não confia, não comparece”, disse o magistrado.

Agradecimento aos participantes do Teste Público

O ministro Alexandre de Moraes ainda agradeceu às investigadoras e aos investigadores inscritos no evento pela relevante contribuição ao processo eleitoral e anunciou a possibilidade de extensão da testagem por mais um dia, a pedido do grupo formado por peritos da Polícia Federal (PF).

Transparência da Justiça Eleitoral

Durante a passagem pelo espaço do Teste Público, o ministro destacou a importância do evento, que, além de ser uma demonstração clara da transparência da Justiça Eleitoral, também constitui uma das dezenas de oportunidades de auditoria e fiscalização do sistema eletrônico de votação.

“Esses técnicos e técnicas que nos auxiliam, eles vão cada vez mais contribuindo para que nós possamos nos aperfeiçoar e garantir, de dois em dois anos, que os nossos mais de 156 milhões de eleitores possam, com absoluta tranquilidade e serenidade, votar sabendo que o seu voto vai ser repercutido corretamente na urna e a sua escolha vai depois ser proclamada”, afirmou Alexandre de Moraes.

Ao longo desta semana, especialistas em Tecnologia da Informação de fora da Justiça Eleitoral estão no TSE para testar publicamente, no evento, a segurança dos equipamentos que coletam o voto do eleitorado.

Redação: Jefferson Wilson, com informações do TSE
Imagem: TSE
Revisão: Roberto Carlos Raymundo
Coordenação: Cleber Moreira

Siga-nos no TwitterInstagram eTikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Icone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido