Em evento histórico, TRE gaúcho comemora o "Centenário do Pacto de Pedras Altas"
Programação ocorreu em Pelotas e Pedras Altas (RS)

De 7 a 9/12/2023 o TRE-RS (Tribunal Regional Eleitoral do RS) reuniu juristas, acadêmicos, pesquisadores e diversas autoridades em Pelotas e Pedras Altas.
O foco das apresentações foi os efeitos do tratado que encerrou a revolução de 1923 e o seu significado histórico para o Rio Grande do Sul e o Brasil.
A presidente do Tribunal, desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, destacou a importância da trajetória de Joaquim Francisco de Assis Brasil, considerado o patrono da Justiça Eleitoral brasileira.
E o vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Voltaire de Lima Moraes, ressaltou a relevância do momento, celebrando a memória de Assis Brasil, um gaúcho reconhecido internacionalmente por seu legado progressista.
O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) esteve representado pelo secretário-geral da presidência, dr. José Levi Mello do Amaral Júnior, que proferiu a palestra de abertura.
O histórico evento contou com a presença de membros do Pleno do Tribunal, diversas autoridades, acadêmicos e da diretora-geral, Ana Gabriela Veiga, além de aproximadamente 180 participantes de diversas regiões do Brasil.
Também prestigiaram a abertura do evento a presidente do TJ-RS (Tribunal de Justiça do RS) desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, o representante do TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) e membro do Pleno do TRE, desembargador federal Ricardo Teixeira do Valle Pereira, o curador do Memorial da Justiça Eleitoral do RS Ministro Teori Albino Zavascki, dr. Gerson Fischmann, o representante da Prefeitura de Pelotas, secretário municipal de cultura, Paulo Pedroso, o presidente da Câmara Municipal, vereador César Brizolara, a presidente do Conselho de Administração, Planejamento e Gestão do TJ-RS e ex-presidente do TRE, desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro, o diretor do CJUD (Centro de Formação e Desenvolvimento de Pessoas do Poder Judiciário do RS), desembargador Ney Wiedemann Neto, o integrante do Conselho de Relações Institucionais do TJ-RS, desembargador Antônio Maria Iserhard, o desembargador e ex-presidente do TRE-RS, Francisco José Moesch, o ex-integrande do Pleno do Tribunal, dr. Silvio Ronaldo Santos de Moraes e outras pessoas convidadas.
A exposição do sr. Segat, ao compartilhar sua aspiração inicial de adquirir uma enciclopédia, transformada agora em uma coleção substancial de 15 mil volumes, denota um notável interesse intelectual e um compromisso elevado com a compreensão detalhada das complexidades inerentes ao direito eleitoral. Essa iniciativa, portanto, promete enriquecer de maneira expressiva a comunidade jurídica, política e acadêmica, proporcionando ao público em geral um acesso mais profundo e perspicaz dos processos eleitorais.
A comemoração do “Centenário do Pacto de Pedras Altas” trouxe questões históricas relevantes e aspectos culturais e individuais que enriqueceram os três dias do evento.
Redação: Gabriel Albuquerque (Estagiário de Jornalismo), com informações do TJ-RS
Edição de imagem da Ascom: Luiza Menezes (Estagiária de Jornalismo)
Supervisão: Roberto Carlos Raymundo
Coordenação: Cleber Moreira
Siga-nos no Twitter, Instagram e TikTok
Curta nossa página oficial no Facebook
Inscreva-se em nosso canal no YouTube