Três cidades gaúchas escolhem seus prefeitos no dia 30

As eleições suplementares ocorrem simultaneamente com o segundo turno das Eleições Gerais 2022

Tudo pronto para as eleições suplementares em Paraú neste domingo (04)

No dia 30 de outubro, os eleitores de três municípios do Rio Grande do Sul (Cachoeirinha, Cerro Grande e Entre Rios do Sul) escolherão seus novos prefeitos e vice-prefeitos, já que os eleitos em 2020 tiveram seus mandatos cassados pela Justiça Eleitoral. A definição da data obedece ao disposto no art. 1º, §3º, da Res. TSE nº 23.280/2010, e acontece, simultaneamente, com o segundo turno das Eleições Gerais de 2022.

Cachoeirinha é a sede da 143ª Zona Eleitoral e conta com 104.314 eleitores, divididos em 276 seções eleitorais que serão alocadas em 34 locais de votação na cidade.

Os candidatos são: Cristian Wasem Rosa e Delegado João Paulo Martins – Cachoeirinha Um Novo Tempo (MDB/PP/PDT/Republicanos/Avante); David Almansa e Ester Ramos – A Esperança vai mudar Cachoeirinha (Federação Brasil da Esperança – Fé Brasil (PT/PcdoB/PV)/Federação PSOL-REDE);e Dr. Rubinho e Prof. Jack Ritter - Aliança Mais Cachoeirinha (União Brasil/ Federação PSDB-Cidadania/Solidariedade/PSC/PTB/PL/Podemos/PSC/Patriota/PRTB).

O novo pleito ocorre devido à cassação dos diplomas de Volmir José Miki Breier e Maurício Rogério Tonolher, prefeito e vice-prefeito, respectivamente, por decisão do Pleno do TRE-RS, em sessão realizada no dia 19 de abril deste ano. Também foi declarada a inelegibilidade de Breier para as eleições que se realizarem nos oito anos subsequentes ao pleito de 2020.

Cerro Grande pertence à 64ª Zona Eleitoral (Rodeio Bonito), e tem 2.579 eleitores. São oito seções, distribuídas em quatro locais de votação.

Os candidatos são: Alvaro Decarli e Givanildo José Cenci ambos do PP; e Gilmar Benedette e Albino João Orso, ambos do PDT.

O novo pleito ocorre devido à cassação dos diplomas de Valmor José Capelett e Gláucia Regina Brocco, prefeito e vice-prefeita, respectivamente, por decisão do Pleno do TRE-RS, em sessão realizada no dia 26 de abril deste ano.

Entre Rios do Sul pertence a 168ª Zona Eleitoral (São Valentim), e tem 2.661 eleitores. São nove seções, distribuídas em cinco locais de votação. Por consenso, só uma chapa concorrerá nas eleições: Irson Milani e Adenilto Conti, ambos do PDT.

O novo pleito ocorre devido à cassação dos diplomas de Jairo Paulo Leyter e Auri Luiz Vassoler, por decisão do Pleno do TRE-RS, em sessão realizada no dia 20 de maio. Também foi declarada a inelegibilidade de Leyter para as eleições que se realizarem nos oito anos subsequentes ao pleito de 2020.

A ordem de votação na urna será: governador, presidente e prefeito, conforme a Resolução do TSE nº 23.669.

Texto: Rodolfo Manfredini
Imagem: TSE
Supervisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira

Siga-nos no Twitter, InstagrameTikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido