TRE-RS sorteia urnas que serão auditadas nas eleições

Foram sorteadas as urnas que passarão pelo Teste de Integridade e pelo Teste de Autenticidade

TRE-RS: Teste de Integridade Sorteio

Na manhã deste sábado (2), no plenário do TRE-RS, foram sorteadas as urnas que serão objetos da auditoria de votação eletrônica do primeiro turno das Eleições 2022. Na solenidade, estavam presentes representantes de partidos políticos e de entidades da sociedade civil.


Na abertura, o Presidente do Tribunal, Desembargador Francisco José Moesch explicou que o procedimento, que é realizado desde 2002, teve nesse pleito o número de urnas eletrônicas ampliado para 27 urnas e compreende dois momentos: o de funcionamento das urnas eletrônicas em condições normais de uso (Teste de Integridade) e o de verificação da autenticidade e integralidade dos sistemas nelas instalados (Teste de Autenticidade). Além dos testes tradicionais, o TSE estabeleceu uma nova modalidade de checagem, com a participação de eleitoras e de eleitores na sistemática do Teste de Integridade, mediante o uso da sua biometria, de forma voluntária, na habilitação da urna eletrônica para a digitação do voto.


O Desembargador Moesch lembrou que são 26 anos de uso da urna eletrônica no país, com pleno sucesso e constante aperfeiçoamento, para que o cidadão de qualquer localidade possa exercer seu direito com tranquilidade e ter certeza de que cada voto depositado será destinado e contabilizado. Há 90 anos a Justiça Eleitoral presta relevantes serviços à democracia brasileira, com o compromisso público de assegurar eleições limpas, democráticas, seguras e transparente. Fez uma enfática defesa das urnas eletrônicas. Sustentou a necessidade de valorizar a tolerância, a disposição ao diálogo e compromisso cívico pela boa-fé.


Em seguida, iniciou o sorteio das 35 seções, entre as 165 zonas eleitorais de todo o estado, que passarão pelo teste de integridade (23), das que passarão pelo teste de autenticidade (8) e das que passarão pelo projeto-piloto com biometria, do teste de integridade (4). Neste último caso, as seções sorteadas foram de uma zona específica de Porto Alegre.


As urnas sorteadas serão retiradas de suas seções - sendo substituídas por outras urnas eletrônicas - e trazidas para a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), na Capital, ainda neste sábado.


No domingo (7), dia da eleição, no mesmo período que os eleitores estiverem votando - das 8h às 17h - acontece, simultaneamente, a verificação, no prédio 30, das 27 seções que passarão pelo e, no prédio 11, estarão as quatro seções, de uma zona eleitoral de Porto Alegre, que passarão pelo projeto-piloto com biometria.

O evento foi transmitido, ao vivo, pelo canal do TRE-RS, no Youtube.

1/ Galeria de imagens

Redação: Rodolfo Manfredini
Imagem: Ricardo Azeredo
Revisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira

Siga-nos no Twitter, Instagram eTikTok

Curta nossa página oficial no Facebook

Inscreva-se em nosso canal no YouTube

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Icone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido