Programa Confirma aborda as conquistas da Justiça Eleitoral

Relação dos advogados com a JE também foi abordada

ÚLTIMO CONFIRMA

A Justiça Eleitoral evoluiu muito nos últimos anos, aprimorando sua dinâmica e estrutura em resposta às demandas da sociedade e ao envolvimento crescente da população nos processos eleitorais. Esta foi a tônica da entrevista com os Desembargadores Caetano Lo Pumo e Gerson Fischman no programa Confirma que vai ao ar neste domingo 18.

Outro tema discutido foi a relação dos advogados com a Justiça Eleitoral, destacando aspectos como o chamado 5o. Constitucional, regra que determina que 1/5 dos integrantes de alguns tribunais sejam oriundos da classe dos advogados e dos Ministérios Públicos Estadual e Federal.

O processo complexo e rigoroso de ingresso de um advogado nos tribunais eleitorais foi descrito pelo Desembargador Fischman, que encerrou em novembro seu biênio como membro efetivo do Pleno do TRE-RS representando a classe dos advogados.

O Desembargador Lo Pumo acrescentou que o papel dos advogados cresceu muito nos últimos anos, na medida em que a população passou a entender melhor os processos eleitorais e demandar ações envolvendo partidos, candidatos e muitos outros aspectos relativos às  eleições e que acabam exigindo a atuação dos advogados. Mas destacou que atuar no campo da Justiça Eleitoral exige destes profissionais um preparo muito mais qualificado.

O programa Confirma tem apresentação de Vinícios Cavalcante, Coordenador da Escola Judiciária Eleitoral do RS, e é resultado de uma exitosa parceria do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul com a Assembleia Legislativa.

A edição deste domingo será o 11o. programa desde o início da série. É gravado no estúdio da TV Assembleia, e tem produção da Assessoria de Comunicação do TRE-RS, com coordenação de Cleber Moreira.

O Confirma vai ao ar aos domingos às 16:30h, com reprises na quarta-feira às 11:30h e na sexta às 12h.

Veja como assistir:

ww4.al.rs.gov.br/tval

📺 Canal 16 da NET
📺 11.2 - Porto Alegre e Região Metropolitana
📺 5.2 - Bagé
📺 8.3 - Rio Grande
📺 21.3 - Pelotas
📺 18.3 - Santa Maria

Texto: Ricardo Azeredo
Foto: Ascom TRE-RS
Supervisão: Jefferson Wilson
Coordenação: Cleber Moreira

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido