Desembargadora Marilene Bonzanini

Desembargadora Marilene Bonzanini - Presidente do TRE-RS

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul

Roca-salense, nascida em Estrela-RS, formou-se em Direito - com Láurea Acadêmica - pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em 1984, sendo agraciada com a medalha Francisco Brochado da Rocha.

Possui Especialização em Direito Ambiental Nacional e Internacional e Direito Internacional Público e Privado e Direito da Integração, ambas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Ingressou na magistratura em outubro de 1986, jurisdicionando as Comarcas de Encantado e Crissiumal. Foi promovida por merecimento, em 1990, para a Comarca de Caxias do Sul e, em 1993, para Porto Alegre, também por merecimento, onde jurisdicionou o segundo juizado da 15ª Vara Cível e o 2º Juizado da 11ª Vara Cível do Foro Central. Em ago de 1999 foi convocada para realizar regime de exceção na Sexta Câmara Cível do TJRS, integrando após a 2ª Câmara Especial Cível e, em julho de 2003, a 9ª Câmara Cível. Em setembro de 2004, tomou posse como desembargadora, atuando na 9ª Câmara Cível até maio de 2013, quando reclassificou-se para a 22ª Câmara Cível, onde continua jurisdicionando.

Integrou diversas comissões junto ao Tribunal de Justiça, Comissão de Biblioteca e Jurisprudência, Comissão do COJE, presidiu por duas gestões o Conselho de Administração, Planejamento e Gestão do Tribunal de Justiça. Integra o Órgão Especial, pela segunda vez consecutiva, como membro eleito. Também atuou como Juíza substituta, na classe de Desembargador, junto ao TRE, sendo reconduzida.

Entre 25.05.2018 e 30.05.2019 foi Vice-presidente e Corregedora Regional Eleitoral do TRE-RS.

No dia 31.05.2019 assumiu a presidência do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul.


Assumo a presidência do egrégio Tribunal Regional Eleitoral, imbuída do propósito de contribuir para o permanente engrandecimento do nosso poder judiciário e a realização de eleições de forma limpa.

Sou a terceira mulher a assumir a presidência deste tribunal, o que é motivo de orgulho, e repercute positivamente na nossa corte, haja vista que as precedentes, Desa. Elaine  (2013), Desa. Liselena (2016), foram as grandes precursoras, demonstrando que as mulheres, finalmente, estão chegando a postos de decisão e administração, que outrora apenas eram ocupados por homens.

(Trecho retirado do discurso proferido pela Desembargadora Marilene Bonzanini, por ocasião da cerimônia de sua posse como Presidente do TRE-RS, em 31.05.2019.)