Desembargador Sisínio Bastos de Figueiredo

TRE-RS PRES - SISÍNIO BASTOS DE FIGUEIREDO
30.12.1958 a 02.07.1959

Natural do Município de Rio Grande/RS, formou-se em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito de Porto Alegre, em 1927. 

Ainda em 1927, tornou-se Juiz Municipal atuando nas Comarcas de Viamão, Canguçu e Bagé. No entanto, em função de divergências políticas, foi exonerado durante a Revolução Constitucionalista de 1932. 

Em 1935 ingressa na Magistratura gaúcha, sendo nomeado inicialmente para a Comarca de Vacaria. Posteriormente atuou nas Comarcas de Pinheiro Machado, Jaguarão, Alegrete, Pelotas e Porto Alegre. 

Em 10 de janeiro de 1955 toma posse como Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, onde ocupou, por seis anos, o cargo de Corregedor de Justiça.


Eu não era muito bem visto pelos políticos, pelos chefes políticos, mas não tive nenhum rompimento integral, não. É que os chefes políticos, às vezes, faziam alguma visita, insinuavam alguma coisa, depois a gente não atendia e tal, e havia uma situação, assim, meio delicada. Mas quebra de relações não. Isso durante o meu tempo de juiz.

(Trecho de entrevista concedida ao Projeto Memória do Judiciário Gaúcho do TJ-RS. In: FELIX, Loiva Otero. Histórias de vida: entrevistas e depoimentos de magistrados gaúchos. Porto Alegre: Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Projeto Memória do Judiciário Gaúcho, 1999.)