Desembargador Luiz Felipe Silveira Difini

TRE-RS PRES - LUIZ FELIPE SILVEIRA DIFFINI
28.05.2010 a 27.05.2011

Natural de Porto Alegre, graduou-se em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 1980. 

Ingressou na Magistratura gaúcha em 1986, classificando-se em 1º lugar no respectivo concurso de ingresso, atuando nas Comarcas de Viamão, Santo Antônio das Missões, Três de Maio e Soledade e Porto Alegre. 

Em maio de 2001 foi promovido a Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. 

É Mestre em Direito e Doutor em Direito do Estado pela UFRGS. Foi Professor da UNISINOS de 1982 a 1987. É Professor Associado da UFRGS, onde ingressou por concurso público de provas e títulos em 1987 e leciona a disciplina de Direito Tributário nos Curso de Graduação e Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado). É coordenador do Grupo de Pesquisa em Direito Constitucional Tributário, credenciado junto ao CNPq. É Professor de Direito Tributário também na Escola Superior da Magistratura.

Foi Presidente da Ajuris (2000/2001), tendo ocupado também o cargo de Vice-Presidente (1998/1999), período em que foi também Diretor de Assuntos Institucionais da AMB. 

 

Mas os cargos públicos são transitários, o tempo passa, as despedidas se dão e a vida continua, com novos misteres e desafios. E a mim coube a honra de assumir a Presidência do Tribunal Regional Eleitoral, no momento em que cabe à instituição, no cumprimento de sua relevantíssima missão constitucional de garantir o livre exercício e a exata expressão da, no dizer da Constituição, 'soberania popular... exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos', através das eleições gerais que se realizarão neste ano de 2010 [...].

(Trecho do discurso proferido pelo Des. Luiz Felipe Silveira Difini, por ocasião da cerimônia de sua posse como Presidente do TRE-RS, em 28.05.2010.)