Ação Educativa Conhecendo a Justiça Eleitoral

Desde 2007, o TRE-RS desenvolve a Ação Educativa Conhecendo a Justiça Eleitoral, buscando levar aos estudantes informações sobre a história das eleições e da Justiça Eleitoral no Rio Grande do Sul e no Brasil. 

Nestes anos de atuação, já foram atendidas mais de 60 escolas da Região Metropolitana de Porto Alegre e mais 30 escolas no interior do estado. Destaca-se que os eventos realizados no interior foram fruto de uma ação de capacitação, na modalidade de Ensino à Distância (EAD), que foi disponibilizada para todos os servidores do Tribunal, com o intuito de formar multiplicadores para a Ação. Como resultado deste esforço conjunto, o Conhecendo já atendeu mais de 11 mil estudantes do Ensino Fundamental, Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A partir de 2016, a Ação passou a atender também alunos de iniciativas socioprofissionalizantes, em especial o Projeto Pescar.

Num primeiro momento as atividades eram realizadas no Plenário do TRE-RS. Percebeu-se, no entanto, dificuldades tanto no deslocamento dos estudantes, quanto na organização da agenda, em função das Sessões ordinárias do Pleno. Assim, alterou-se a estratégia, passando a realizar as ações nas próprias escolas. 

Para não haver prejuízo no atendimento de locais com pouca estrutura, o Memorial dispõe do equipamento necessário para as apresentações. A equipe do Memorial, com auxílio de recursos audiovisuais, realiza uma palestra sobre as atividades da Justiça Eleitoral - sua estrutura e funções - e sobre a trajetória do processo eleitoral brasileiro, desde o império até a atualidade. A atividade é complementada com a realização de uma votação simulada, com a utilização da urna eletrônica. Todo o conteúdo levado aos alunos está em uma Cartilha que é entregue a cada um dos participantes, que também recebem a HQ "No tempo de Moysés Vianna", criada pelo Memorial.  

Conhecendo a Justiça Eleitoral tem como objetivos: 

  • Contribuir com a formação de adolescentes para que, como futuros eleitores, tenham conhecimentos básicos sobre as finalidades e o funcionamento da Justiça Eleitoral; 
  • Estimular os jovens a fazerem o alistamento eleitoral aos 16 anos e se tornarem participantes críticos da política nacional; 
  • Divulgar o trabalho realizado pela Justiça Eleitoral para a construção da democracia e da cidadania; 
  • Divulgar as atividades do Memorial da Justiça Eleitoral Gaúcha; 
  • Estimular a preservação e o estudo da memória histórico-política.

2017
Neste ano, as atividades do Conhecendo a Justiça Eleitoral foram interrompidas. A partir de 2017 as Ações Educativas passaram a ser efetivadas pela Escola Judiciária Eleitoral (EJE/RS).

2016
Ao longo do ano de eleições municipais, a ação educativa foi apresentada a cerca de 1.200 alunos, de 36 diferentes estabelecimentos de ensino, em Porto Alegre, Alvorada e Canoas.

2015
Em um ano sem eleições regulares, o Conhecendo a Justiça Eleitoral realizou apresentações para universitários de Santa Rosa/RS e, pela primeira vez, para servidores da própria Justiça Eleitoral.

2014
No ano de Eleições Gerais, a ação educativa atendeu cerca de 1.100 alunos de escolas localizadas em 10 diferentes municípios. Desta vez, é a primeira experiência da equipe do Memorial da JE em escolas de fora da Região Metropolitana.

2013
Em 2013 participaram do Conhecendo a Justiça Eleitoral cinco escolas. Em quatro delas, a ação educativa foi realizada pela equipe do Memorial da JE e uma apresentação foi feita por servidor capacitado via EAD. No total, foram atendidos 397 estudantes.

2012
O ano de 2012 marca a realização da capacitação, na modalidade EAD, dos servidores do TRE-RS. Neste ano, a equipe do Memorial da JE atendeu 11 escolas, sendo 1.176 alunos. Já pelos servidores capacitados foram atendidas 24 escolas e 2.631 alunos, sendo a primeira realização do projeto em escolas fora da Região Metropolitana de Porto Alegre.

2011
Neste ano, o Conhecendo foi apresentado a 500 estudantes de Ensino Médio de duas escolas estaduais; uma escola de Porto Alegre e uma de Nova Santa Rita.

2010
2010 é o ano em que o projeto ganha um impulso significativo, chegando a 18 escolas e 2.560 estudantes.

2009 
Em 2009, pela primeira vez, todos os eventos ocorreram fora da sede do TRE-RS. Participaram três escolas, em um total de 250 alunos.

2008
Neste ano, foram atendidas cinco escolas, em um total de 297 estudantes.

2007
No primeiro ano de atividades, o Conhecendo foi apresentado a cinco escolas, abrangendo 250 estudantes