ir
Bandeira de identificação do portal
Atualizado em 09/06/2016 18:37
Mais informações sobre o conteúdo Impressão

Empréstimo de Urnas

Eleições Comunitárias


A partir de 1997, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul iniciou o empréstimo de urnas eletrônicas e sistemas de votação para uso em eleições parametrizadas (agora comunitárias), assim denominadas em razão de o sistema de votação utilizado se assemelhar ao dos pleitos oficiais, mas com características próprias que permitem sejam adaptadas várias formas de eleição, como votação em candidatos, chapas, eleição com mais de um cargo, etc.


Inicialmente, o objetivo era o de divulgar o voto informatizado entre a população, novidade implementada no ano anterior. Passadas várias eleições, o empréstimo hoje busca proporcionar o uso dos equipamentos e do sistema de votação por entidades públicas organizadas e instituições de ensino nos seus respectivos pleitos.


Diversas entidades já usufruíram desse serviço e fizeram eleições com urnas eletrônicas, algumas com grande abrangência ou relevância regional. Destacam-se: Tribunal de Justiça, OAB - Ordem dos Advogados do Brasil, AJURIS - Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul, CREA - Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia, Correios, S. C. Internacional, Grêmio FBPA e Conselhos Tutelares de diversos municípios do Estado, inclusive o de Porto Alegre.



Eleições previstas para 2015

Eleições realizadas com urnas eletrônicas desde 2001

Como solicitar o empréstimo de urnas eletrônicas

Como solicitar o empréstimo de urnas de lona

Mapa do site










Carregando...