EJERS promove aula inaugural "Brasil: ontem e hoje – Educação, Cidadania e Política"

Evento contou com a participação da professora e historiadora Mary del Priore

EJERS promove aula inaugural "Brasil: ontem e hoje – Educação, Cidadania e Política"

Na tarde desta segunda-feira (09), a Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS) promoveu a abertura do ano letivo de 2020 com a aula inaugural: "Brasil: ontem e hoje – Educação, Cidadania e Política", ministrada pela professora e historiadora Mary del Priore. O evento, também alusivo ao Dia Internacional da Mulher, foi realizado no auditório da Escola da Ajuris.

A abertura da cerimônia foi feita pelo assessor de comunicação do TRE-RS, Cleber Moreira, seguida por uma fala da presidente, desembargadora Marilene Bonzanini, que agradeceu a presença da professora e ressaltou a história de lutas das conquistas femininas. Na palestra, a historiadora fez uma retrospectiva do papel atribuído à mulher ao longo da história do mundo e do Brasil, mostrando as influências recebidas de outras culturas.

A palestrante ressaltou que a mulher passa a sofrer violência, principalmente, quando começa a ocupar outros papéis além de mãe e esposa. Entretanto, afirmou que “a resistência sempre foi característica das nossas antepassadas”. Além disso, entende que os brasileiros são “seres de duas caras”, na medida em que dentro de suas moradias demonstram preconceitos, sob os quais na rua preferem se calar, e defendeu que a mudança nesse cenário pode se dar nos pequenos gestos.

A Profa. Dra. Mary del Priore tem reconhecimento nacional em sua área, foi professora de História da Universidade de São Paulo e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tem pós-doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, possui 37 livros publicados e colabora para jornais e revistas nacionais e estrangeiros, dentre outras atividades.

+ Galeria de fotos 

Texto: Isadora Garcia e Mariana Alves
Imagens: Victor Eduardo Sivieiro
Supervisão: Daniel Campos
Coordenação: Cleber Moreira
ASCOM/TRE-RS

ícone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Ícone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido