Portaria do TRE-RS define comissão para enfrentamento à desinformação nas eleições municipais de 2020

O objetivo é combater o compartilhamento de notícias falsas referentes à Justiça Eleitoral

TRE-RS Comissão Desinformação

Foi publicada hoje (21) a Portaria TRE-RS P n. 576 , no âmbito da Justiça Eleitoral gaúcha, nomeando a equipe responsável por desenvolver formas de combate à desinformação causada pela disseminação de notícias falsas referentes ao pleito municipal de 2020.

A denominada "Comissão de Enfrentamento à Desinformação do TRE-RS" tem como presidente o diretor-executivo da Escola Judiciária Eleitoral do Rio Grande do Sul (EJERS), desembargador Jorge Luís Dall'Agnol. Além do magistrado, são integrantes do grupo o diretor-geral do TRE-RS, Josemar Riesgo, o secretário judiciário da instituição, Rogerio Vargas, o secretário de Tecnologia da Informação, Daniel Wobeto, o assessor-chefe da Presidência, João Marcelo Longhi, o assessor de comunicação, Cleber Moreira, e o gerente do Núcleo de Ouvidoria, Augusto Schulz.

O principal foco de trabalho da comissão será a discussão de medidas que possam ser adotadas para melhorar o entendimento do cidadão sobre o funcionamento do processo eleitoral, buscando assim mitigar o alcance das informações incorretas compartilhadas, principalmente por usuários de redes sociais e aplicativos de envio de mensagens, durante o período eleitoral.

Primeira ação no combate à desinformação

A primeira ação concreta tomada pela equipe foi a realização de parcerias com as principais rádios da capital do estado para veiculação de peças sonoras, com 30s de duração, contendo esclarecimentos sobre temas referentes à atuação da Justiça Eleitoral e que são passíveis de dúvidas por uma parcela da população.

Além disso, por meio de colaboração com a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), os spots serão distribuídos para outras 321 rádios, associadas à entidade, e localizadas no interior e capital do Rio Grande do Sul.

Texto: Daniel Campos
Supervisão: Roberto Carlos Raymundo
Coordenação: Cleber Moreira

icone mapa

Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul
Edifício Sede - Joaquim Francisco de Assis Brasil
Rua Sete de Setembro, 730 - Centro Histórico- Porto Alegre/RS
CEP: 90010-190 - CNPJ: 05.885.797/0001-75
Fone: +55 (51) 3294-9000

Atendimento ao eleitor - Fone: 148 (todo o Estado)

Icone Protocolo Administrativo

Cartórios Eleitorais e Postos de Atendimento - Clique para Localizar.

Acesso rápido